Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Selic juros copom

Brasil vai só empurrar a economia com a barriga vazia até 2023

Não há muito mais o que fazer na economia, apenas evitar inflação e algo pior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lá pelo início do ano que vem, a gente vai voltar a ver um Brasil parecido com o do meião do governo de Michel Temer, fins de 2017, em termos de taxa básica de juros. Isto é, uma Selic perto de 8,5%, com inflação do ano seguinte rondando 3,5%, se o arrocho monetário funcionar. Não é improvável que o crescimento da economia fique perto de 1%, padrão Temer, embora a esta altura previsões de PIB para o ano seguinte costumem ser muito chutadas e muito erradas.

De maior, mais importante e mais visível adiante é que a economia do Brasil é um barquinho sem motor, com um leme que mal funciona; que a vida da larga maioria do povo não vai mudar no ano que vem. Dados o desgoverno agora praticamente sem conserto e as turbulências pelas quais o país vai enfrentar, teremos sorte se evitarmos naufrágio.

A contar de agora, temos adiante:

1) de esperar uma gambiarra não muito maluca para o pagamento da dívida dos precatórios de 2022, um calote provisório ou um gasto acima do teto, que vai bancar o Bolsa Família verde-amarelo;

2) saber se a chuva vai evitar o apagão;

3) o risco de desaceleração chinesa;

4) o risco de que a inflação mundial causada pela falta de insumos, entre outros problemas, não arrefeça;

5) a mudança da política monetária dos EUA a partir de novembro;

6) a possibilidade de Jair Bolsonaro botar fogo no coreto;

7) os solavancos econômicos e financeiros típicos de qualquer eleição, piorados pela presença ruinosa de Bolsonaro e pela aversão da elite a Lula.

A gente mal sabe como o ano vai terminar. Afora um desastre grande, a economia ao menos recupera o que perdeu em 2020. No comunicado que soltou depois de aumentar a Selic de 5,25% ao ano para 6,25% ao ano, o Banco Central fala em “recuperação robusta do crescimento econômico ao longo do segundo semestre”.

Os riscos podem diminuir. É preciso que Bolsonaro fique preso na casinha; que Paulo Guedes não cometa nenhuma incompetência nova e grande. É preciso que a gambiarra do Orçamento (precatórios etc.) não seja lá escandalosa; que a política econômica seja pelo menos um feijão-com-arroz.

Se pelo menos a taxa de inflação entrar nos trilhos, alguma coisa estará no lugar, não se sabe a que custo. Afinal, trata-se de desinflar uma economia já ociosa, descontadas as dificuldades em tese momentâneas de comprar insumos, o que paralisa ou encarece a produção da indústria, por exemplo.

Na praça, há discussões sobre qual o nível da “taxa de juros neutra” (0,25 ponto percentual para lá ou para cá?) e quão mais contracionista deve ser a política do Banco Central (mais 0,25 ou 0,5 ponto além de uma Selic de 8,25%?). Mas essa conversa parece francamente desvairada. Sim, convém evitar riscos de inflação desembestada, mas o jogo nem vai ser decidido nessas minudências.

Adianta pouco consertar o vidro quebrado da janela se vai passar um furacão e o telhado está podre. Não é uma previsão de que vai haver estouros e mesmo de que não possa, com muita sorte, vir um crescimentozinho de 2% em 2022. Trata-se só de dizer que nos ocupamos de ninharias, que pouco se pode fazer para evitar os danos dos riscos que temos de enfrentar até 2022. De tão mentecapto e perverso que é, Bolsonaro não se valeu nem do impulso que tirava a economia do chão neste ano, ajudado por vacinas, de resto.

Quem tem poder no país, de resto, se ocupa de um arranjo para apaziguar Bolsonaro e empurrar com a barriga esta muvuca até o fim do ano que vem.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.