Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Bolsonaro estanca sangria nas pesquisas, mesmo com economia em baixa

Desprestígio diminui um pouco, rejeição eleitoral é enorme e condições econômicas não ajudam governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A impopularidade de Jair Bolsonaro diminui um pouco, segundo a pesquisa Quaest para a Genial Investimentos feita na primeira semana de dezembro. A avaliação negativa caiu de 56% para 50% de novembro para este mês. Baixou mais em todas as regiões do país, menos no Nordeste, onde ficou na mesma (61% de negativo). A margem de erro dessa pesquisa é 2,2 pontos, para mais ou menos.

A rejeição na urna continua quase na mesma e enorme: neste mês, 67% dos entrevistados diziam que não votariam em Bolsonaro; em novembro, 64%. Mas ele estancou a sangria, mesmo com tanta morte, fome e inflação.

Uma pesquisa apenas ou uma andorinha não fazem um verão de melhoria de prestígio presidencial. Tentar explicar motivos de variação de voto já é difícil levando em conta períodos longos, que dirá de um mês para outro. Mas convém prestar atenção.

O presidente Jair Bolsonaro - Lucio Távora/Xinhua

Há alguma melhoria objetiva nas condições sociais e econômicas de vida? Nada que tenha mudado de modo relevante de novembro para dezembro, para melhor ou pior.

A inflação continua rodando na casa de 10% ao ano, embora a carestia da comida tenha desacelerado um tico. Mas isso não é, em si, relevante, pois os preços continuam aumentando. O salário médio real está caindo.

Para 70%, Bolsonaro lida de modo negativo com a inflação, na pesquisa Genial/Quaest; na "geração de novos empregos", a avaliação é negativa para 51%. No "combate à Covid", 47%.

De um ano para cá, o número de pessoas com algum tipo de trabalho aumentou em 9,5 milhões. É relevante, mas vem de longe. Talvez a percepção mais persistente de que seja possível outra vez viver de trabalho tenha diminuído o mau humor. Ainda assim, o bico (trabalho "por conta própria") é cada vez mais comum (era a ocupação de 22% do total de empregados nos anos ainda bons de 2012 e 2013; é de 27% agora).

Desde meados de setembro, Bolsonaro passou a fazer e a dizer menos atrocidades em público, seguindo recomendação de seus amigos e cúmplices do centrão, os regentes de seu governo. Suspendeu os comícios golpistas. A vociferação de cretinices e insultos é menos frequente, assim como o noticiário mais gritantemente negativo. Pode ser um motivo.

Tudo mais constante e pensando em perspectivas econômicas, insuficientes para tratar de política, 2022 é um problema.

A inflação pode despiorar (cair do ritmo de 10% ao ano para 5%, no mês da eleição), mas o refresco será pequeno (levaria anos de bom crescimento para que os salários, ainda mais dos mais pobres, recuperasse o poder de compra perdido na inflação Bolsocaro).

O número de pessoas ocupadas, com algum emprego, vai aumentar de novo em 2022, mas muito mais devagar, pois o ano será de estagnação do PIB, na melhor das hipóteses.

O Auxílio Brasil vai pagar benefícios maiores (o dobro, na média) para quem estava no Bolsa Família (14,6 milhões) e para outros 2,4 milhões de novos beneficiários. Mas vai deixar na chuva cerca de 20 milhões de pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial.

Enfim, a soma dos dinheiros distribuídos por esses benefícios de assistência em 2021 será mais ou menos a mesma a ser paga pelo Auxílio Brasil em 2022. Difícil fazer a conta do saldo político-eleitoral, mas não deve ser grande coisa, pró ou contra o governo.

O fato é que Bolsonaro estancou a sangria. Por vezes, dezembros melhoram a imagem dos governantes nas pesquisas; depois das festas, os humores dão uma piorada, mas está longe de ser regra. Apesar de rejeitado por dois terços do eleitorado, sob o risco de Sérgio Moro tirar-lhe mais uns pontos, sem ter o que mostrar de realizações em 2022, fora mais mentiras, o candidato Bolsonaro ainda respira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.