Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Banco Central Selic juros

Arrocho dos juros vai mais longe, diz BC, que dá recado a Bolsonaro

Em ritmo mais lento, Selic vai subir mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dose do remédio vai ser menor, mas o tratamento vai mais longe. O Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano, mas quase prometeu que a Selic vai a 12,75% em maio. Afora milagres na política e na economia do Brasil e do mundo, não vai parar aí: 13% é um piso. O arrocho monetário se aproxima daquele que se viu em 2015, na Grande Recessão.

Pode ser ainda pior, a depender do que vai ser da guerra, do nível de maluquices da campanha eleitoral e do que vai fazer Jair Bolsonaro com o gasto público.

O BC sempre faz alertas "fiscais". Isto é: diz que mais despesa e dívida crescendo sem limite implicam juros mais altos. Mas deu um recadinho extra no comunicado desta quarta-feira.

Prédio em dia de céu nublado
Prédio sede do Banco Central, em Brasília - Leonardo Sá/Agência Senado

Está lá escrito: "...políticas fiscais que impliquem impulso adicional da demanda agregada ou piorem a trajetória fiscal futura podem impactar negativamente preços de ativos importantes e elevar os prêmios de risco do país".

"Ativos importantes": dólar.

"Impulso adicional da demanda agregada": o governo tenta aumentar um tanto o consumo a fim de fazer o PIB crescer uns décimos a mais, aliviando com uns caraminguás as agruras do povo miúdo, o que talvez renda uns pontos nas pesquisas.

É o que Bolsonaro tem feito e ainda vai tentar fazer. O governo reduziu impostos (sobre produtos industrializados; com ajuda do Congresso, sobre diesel e outros combustíveis). Pretende liberar o saque de parte do dinheiro do FGTS. Vai antecipar o pagamento do 13º benefício do INSS. Quer dar crédito mais barato para pequena e média empresa.

São medidas que vão na contramão da política de controle de inflação. Por um lado, esses dinheiros sopram algumas brasas de consumo em uma economia inflacionada. Por outro, as medidas podem criar a suspeita de que Bolsonaro queira chutar a porta do cofre, gastar mais, fazer mais dívida, o que, em tese, pode até encarecer o dólar e as taxas de juros mais longas (mas, francamente, vai saber).

Sim, o BC afirmou também que esses riscos fiscais e políticos já estão em parte incorporados nas expectativas de inflação e no dólar. Em suma, nos preços do mercado. Mas há possibilidade ainda não computada de a coisa piorar, diz o BC ("assimetria altista no balanço de riscos").

Em um comunicado colorido por cenários alternativos, dada a incerteza aumentada pela guerra, o BC disse reafirmou também que vai ser agressivo. Isto é, vai levar a inflação para a meta em 2023 (a de 2022 já era) e que não vai parar enquanto as expectativas de inflação não baixem até essas metas.

A projeção básica do BC para a inflação de 2022 é 7,1% para 2022 (acima da mediana do mercado) e de 3,4% para 2023. Isto é, são projeções com base na estimativa de que a Selic chega a 12,75% em 2022. Aparentemente, pois, a Selic vai mais longe.

Está dito lá: "...diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista".

O choque agudo dos preços de commodities pode passar. Mas os efeitos da crise vão durar mais, por mudanças maiores na economia e na política mundiais. A bagunça brasileira ainda pode conter a onda recente de valorização do real, sempre um refresco na inflação.

Tudo mais constante, o Brasil vai crescer menos. A conta de juros será algo maior, assim como a dívida pública.

Estabilizar essa dívida será mais difícil (vai exigir mais impostos ou também mais contenção de gastos, a não ser que ocorra o "milagre do crescimento" do PIB). A situação para o governo de 2023 também fica mais difícil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.