Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Eleições 2022 PIB

Lula, Bolsonaro e as reviravoltas feias da economia até a eleição

Situação deve piorar no meio do ano e discurso de campanha vai afetar 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como as campanhas de Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) vão reagir às agitações da economia até a eleição?

Além do risco de novos choques mundiais, prevê-se reviravolta ruim a partir de junho. As mudanças aqui e na economia mundial vão limitar ainda mais as possibilidades e a margem de erro do governo que assume em 2023. O peso do que os candidatos favoritos disserem na campanha será, pois, maior, talvez com efeitos imediatos na vida do país.

O desempenho do PIB no primeiro trimestre deve ter sido bom. Para os economistas do Itaú, o crescimento foi de 1% ante o trimestre final de 2021. No segundo trimestre, seria de 0,6%. Para os da XP, de 0,8% e 0,4% respectivamente. A partir de julho, o PIB afundaria cerca de 1% por trimestre.

Se o desempenho do PIB no primeiro trimestre foi bom, talvez o melhor do ano, e a dureza é tão grande, como será a vida se voltar a piorar?

Imagem dividida mostra à esquerda Jair Bolsonaro e à direita Lula; Bolsonaro tem cabelo grisalho curto para o lado, usa um terno preto com camisa branca e gravata verde; Lula tem cabelo curto e barba branca, usa um terno azul marinho com uma camisa branca e gravata azul
Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Pedro Ladeira/Folhapress e Lula no Facebook

A primeira metade do ano, afora choques agudos novos, será de aumento do número de pessoas ocupadas, ainda que com os menores salários da década. Em um ano, mais de 8 milhões de pessoas arrumaram algum trabalho.

Mais emprego, medidas do governo (FGTS, antecipação do 13º do INSS, descontos de impostos etc.), reabertura de serviços e preços de commodities ajudaram a despiorar a confiança econômica e a compensar, ao menos na opinião política, o efeito da inflação.

Os candidatos serão lançados oficialmente entre julho e agosto, quando a economia já estaria se molhando no vinagre, a se confirmarem os prognósticos. A campanha na TV e no rádio começa apenas em 26 de agosto, 37 dias antes do primeiro turno.

A inflação continuará em 10% ao ano até setembro; a carestia da comida será ainda maior. Alta de juros, retração do crédito, fim do efeito das medidas eleitoreiras, incerteza política e mal-estar mundial tendem a fazer o resto do estrago. Talvez até lá o Congresso-bomba, aloprado e/ou bolsonarista, pode ter piorado ainda mais as perspectivas.

Bolsonaro teria então ainda menos a dizer sobre economia. Além do histórico de desgoverno, as notícias seriam ruins. Espera-se uma campanha de guerra cultural, lixo nas redes, trituração de Lula ("corrupto, comunista, contra a família" etc.) e ameaça de golpe.

Seria, ainda assim, uma situação propícia para a oposição –se confirmadas as previsões econômicas, ressalte-se. Mas a situação não será simples também por outros motivos.

A perspectiva para 2023 é de crescimento do PIB ainda menor, receita do governo aumentando menos e dívida pública em alta, tudo sequelado por juros maiores. Mesmo que a economia mundial não embique para a recessão, vai esfriar. A propensão a investir em zonas de risco, PIB pífio e incerteza política (Brasil) vai diminuir. As pressões sobre o governo de 2023 serão grandes e com potencial de tumulto (socorros sociais, reajuste de servidores, ilusão de soluções imediatas etc.).

Um candidato favorito que proponha mágicas para lidar com essa situação e, de resto, não tenha um plano de reformas críveis ("liberais" ou outras) pode criar tumulto já em 2022, detonar as perspectivas de seu possível governo ou atrair para si retaliações ainda durante a disputa eleitoral.

Pode haver surpresa positiva e um terceiro trimestre ainda sem vinagre –se a tensão financeira nos EUA diminuir, com paz na Ucrânia, recuperação chinesa, famílias remediadas do Brasil torrando um pouco mais de sua poupança. Mas pode ser que ocorram acidentes, como uma crise financeira americana grave.

Um candidato prestante terá de saber navegar por essa maré de azares se quiser evitar o naufrágio nas urnas ou, depois, do país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.