Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Selic juros copom

Tumulto no mercado é alerta de meses difíceis adiante, nos EUA e no Brasil

Virada financeira americana deve afetar um Brasil que mal fica de pé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É provável que tenhamos tumulto financeiro preocupante nos próximos meses. O Banco Central americano e os donos do dinheiro do mundo parecem não ter ideia do que será de inflação e taxa de juros. Em um Brasil que vive de salários deprimidos, se vive, que discute o golpe e a eleição crucial deste 2022, essa conversa de juros nos EUA parece um luxo.

Não é.

Consumidor norte-americano faz compras em Nova York
Consumidor norte-americano faz compras em Nova York - Carlo Allegri - 10.mar.22/Reuters

Temos tomado uns aperitivos do problema, como nesta quinta-feira de dólar subindo 2,4% e a Bolsa perdendo o restinho do avanço do ano, abatida pelo tombo americano. É fácil perceber o problema que é um dólar mais caro.

Mas tem mais.

Se os donos do dinheiro não têm noção do destino das taxas de juros nos EUA, do ritmo em que vão subir, as idas e vindas do mercado financeiro serão mais frequentes ou também acentuadas (a volatilidade aumenta). Entre outros problemas, não é um ambiente propício para se colocar dinheiro em negócio de risco, como no Brasil. Mas tem mais.

Em junho, começa a diminuir o total de dinheiro que o Fed, o BC deles, tem emprestado para o governo e, na maior parte restante, para financiamento imobiliário. Assim como o fez entre 2008 e 2014, desde 2020 o Fed comprava títulos de dívida do governo e imobiliária (o que conteve a taxa de juros desses financiamentos). Tem quase US$ 9 trilhões "emprestados" (quase 37% do PIB, ante 18% do PIB, antes da epidemia, e 6% do PIB antes da grande crise de 2008).

O BC dos EUA, na prática, subsidiava o governo e a compra de imóveis, além de inflar o preço das ações, graças a tanto dinheiro barato. Acabou a sopa.

Não se sabe bem que bicho vai dar, mas é improvável que tal enxugamento não provoque alta adicional das taxas de juros e redução de demanda de imóveis e outros ativos. Bolsas e títulos de dívida com preços caídos diminuem a riqueza, mais um motivo para a economia desacelerar.

Juro mais alto nos EUA e mais risco quer dizer, em tese, dólar mais alto por aqui. Um dólar mais barato era a esperança de redução mais rápida da inflação (mas não certeza). Para piorar, o preço das commodities (petróleo, grãos) não deu refresco nos últimos 15 dias, desde quando o dólar chegou a mínimas do ano.

Há sinais de que a inflação continuou a acelerar,

como o IPC da Fipe de abril (preços na cidade de São Paulo) ou pesquisas como o PMI da S&P (que tenta antecipar resultados da atividade econômica). Por falar em PMI, o índice composto de abril (que junta todas as atividades econômicas) apontou crescimento relevante. É possível que mais gente tenha arrumado algum trabalho, embora o salário médio continue de miséria, em boa parte por causa da inflação.

Medidas do governo contribuem para evitar que a economia volte a encolher, mas têm efeito provisório. Esse ambiente de quase estagnação controlada é ameaçado pela inflação acima de 10% ao ano até setembro, taxas de juros em alta e incertezas mundiais (dos EUA à China de crescimento claudicante por causa de lockdowns).

O tamanho do tumulto americano passou a ser um ingrediente mais forte nessa sopa de incerteza. As guerras do "Oriente" (de Putin contra a Ucrânia e da China contra a Covid e seus desequilíbrios econômicos) ajudam a derrubar o "Ocidente".

Tudo isso e a virada financeira americana devem ter consequências mais profundas na economia mundial, claro. Trata-se aqui apenas do curtíssimo prazo comezinho do Brasil. A perspectiva não é boa. O que se pode fazer agora? Nada. Não tomamos vacina econômica e política na hora certa. Vamos ter surtos adicionais de problemas econômicos. A questão agora é evitar uma epidemia em 2023.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.