Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Covid passa a matar muito mais os velhos, e morte se torna 'invisível'

Considerando demais causas de morte em 2019, a Covid seria o terceiro mal mais mortífero no estado de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste ano, 83% dos mortos de Covid tinham 60 anos ou mais em São Paulo. Durante a epidemia inteira, foram 69%. É um número parecido com aquele da gripe/pneumonia no estado: 85% dos mortos por essas doenças em 2019 e 2020 tinham 60 anos ou mais (ainda não há dados de 2021).

Como se fosse uma caricatura da profecia do monstro no poder, a Covid se tornou uma nova grande gripe assassina.

Ficamos acostumados à Covid, a suas mortes e sequelas, assim como as instituições do país se acostumaram a Jair Bolsonaro. A destruição continua, mas faz parte da paisagem. Assim também nos acostumamos à pobreza. No ano que vem, vamos para o DÉCIMO ano sem crescimento. Na verdade, ainda seremos muito mais pobres do que em 2014.

Dose de de Coronavac é preparada em Suzano, na Grande São Paulo - Mathilde Missioneiro - 10.abr.21/Folhapress

No caso da peste, nos acostumamos, por ora, a 250 mortes por dia no Brasil; a 69 por dia no estado de São Paulo. Nesse ritmo, a epidemia terá matado 700 mil pessoas no país às vésperas do segundo turno da eleição. Ainda haverá alguma comoção com a efeméride do número redondo de horror?

Talvez não, até porque pode haver catástrofe concorrente, como o ápice do golpe ora em curso. Mas, no que diz respeito à epidemia, talvez não se preste atenção porque a morte por Covid se tornou invisível, por assim dizer.

A doença mata ainda mais os mais velhos, "idosos". Para nossa desumanidade crescente (ou costumeira?), a vida abreviada dos mais velhos parece causar menos comoção, como se inevitável.

Considerando os números das demais causas de morte em 2019 (último ano antes da epidemia), a Covid seria o terceiro mal mais mortífero no estado de São Paulo, para o total da população. Por dia, morriam cerca de 159 pessoas de câncer e 87 de doença isquêmica do coração (artérias entupidas, que podem levar ao infarto). Neste ano, até agora, morreram 85 pessoas por dia de Covid.

Gripe/pneumonia mataram 63 por dia em 2019; doenças cerebrovasculares, 59,5. Aids, 5. Suicídios, 6,5. Homicídios, 9. Acidentes de transporte, 14. Os números são bem parecidos com os de 2020.

Pessoas mais jovens são a maioria dos assassinados, das vítimas de homicídio: cerca de 90% têm entre 15 e 49 anos. Morrem muito mais cedo e de modo muito mais gritante do que os velhos que se vão mais quietamente por causa de gripe, pneumonia ou Covid. Mas é tudo intolerável.

A morte por Covid se tornou rotina também porque, ao menos por ora, não há muito o que fazer a não ser o que tem de ser feito: vacinas, máscaras, ventilação, campanhas de esclarecimento, o que faz tempo se sabe –mas cada vez menos se faz. É preciso viver com a doença, por falta de alternativa, mas não é preciso nos rendermos a mais um motivo de morticínio grande: a terceira causa de morte mais comum em São Paulo, vamos repetir.

Apesar das trevas, sobrou algo do Brasil que presta. O país vai relativamente bem no ranking de vacinação. No caso de duas doses, estamos à frente de Itália, França, Reino Unido e Alemanha. No caso das demais doses, de reforço, nem tanto, mas não muito longe da França e bem à frente da vergonha dos Estados Unidos.

O número diário de mortes tem crescido por aqui, mas é ora menor do que no Reino Unido, Itália, EUA e França, por exemplo (mortes por milhão de habitantes), embora essas comparações sejam bem difíceis, por diferenças sociais e sazonais. Não fomos apenas nós que nos acostumamos à Covid.

Não pode ser. De resto, a resignação ou a indiferença quanto à morte se casam com outros conformismos ou friezas. Quantas serão as vítimas de sequelas graves da doença? Tantas quanto os 700 mil mortos? O dobro? A metade? Seja quanto for, é um desastre. Ainda nem nos perguntamos quantas são e como sofrem essas pessoas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.