Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Extrema direita pode levar governo da Itália

País não cresceu desde 2000, tem a 2ª maior dívida da eurozona e vota em setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde a Segunda Guerra, a Europa ocidental jamais elegeu um governo de extrema direita. É o que pode acontecer na eleição de setembro na Itália.

O partido mais popular é, por ora, o Irmãos da Itália, liderado por Giorgia Meloni, com 23% das preferências, segundo o agregador de pesquisas do site Politico. É uma organização de origem francamente fascista, que vem tentando limpar sua barra, à maneira de Marine Le Pen na França.

O Partido Democrático, de centro-esquerda, está quase empatado com o Irmãos da Itália. Mas, a seguir, vem a afascistada Liga, de Matteo Salvini, com 15%, os palhaços demagógicos do Cinco Estrelas, com 12%, e a direita bunga bunga do Força Itália, com 8%, de Silvio Berlusconi, 85 anos, ainda na ativa, um líder da derrubada do governo de união nacional de Mario Draghi.

Matteo Salvini, da Liga,  Giorgia Meloni, do Irmãos da Itália, e o ex-premiê Silvio Berlusconi em encontro em Roma
Matteo Salvini, da Liga, Giorgia Meloni, do Irmãos da Itália, e o ex-premiê Silvio Berlusconi em encontro em Roma - Guglielmo Mangiapane - 20.out.21/Reuters

Dos partidos maiores, apenas o Irmãos da Itália não estava na coalizão. Meloni, Salvini e Berlusconi juntam, pois, 46% das preferências. Sim, agregadores de pesquisas têm problemas, e preferências partidárias podem não dizer tudo sobre o resultado de uma eleição parlamentar. Mas estudos baseados em pesquisas de opinião indicam o favoritismo do trio, por ora aliado.

O Irmãos da Itália saiu das entranhas do Movimento Social Italiano (MSI), o partido do pós-guerra que recolheu o lixo sobrevivente da turma de Mussolini. Giorgia Meloni, 45, romana, de origem pobre, agora "celebridade", começou a carreira como líder da juventude do MSI.

Hoje em dia, tenta se enturmar com a internacional de direita que junta de Donald Trump a Viktor Orbán, autocrata da Hungria. É amigona do Vox, o ultradireitista espanhol, embora seu partido não faça parte da bancada de Le Pen no Parlamento Europeu.

É contra imigrantes, casamento homossexual, adoção de crianças por LGBTs, "ideologia de gênero", a favor de governo menor, o pacote todo. Já foi eurocética, mas tem moderado a crítica. Um motivo recente é que a Itália, ao lado da Espanha, é o país que pode receber a maior fatia dos € 807 bilhões do fundo europeu de reconstrução pós-Covid, desde que cumpra certos requisitos, "reformas", que vinham sendo tocadas por Draghi.

Draghi foi presidente do Banco Central Europeu, um tecnocrata capaz e decente, mas um tecnocrata. Chegou ao cargo sem passar por eleição, embora fosse o político mais popular do país até cair, em parte por falta de jogo de cintura.

Na barafunda italiana, é difícil dizer quais coalizões eleitorais e de governo vão se formar. De resto, dada a situação econômica do país, talvez a ultradireita se comporte.

A incerteza política pode encarecer o financiamento da enorme dívida do governo, 151% do PIB, menor apenas que a da Grécia (193%). A renda (PIB) per capita da Itália cresceu apenas 1,2% desde o ano 2000, o pior desempenho da eurozona.

O Banco Central Europeu quer evitar crise parecida com a de 2012, agora que começa a aumentar a taxa de juros a fim de controlar a inflação. Indicou que tem um plano para evitar uma explosão dos juros cobrados de governos como o da Itália (o que, no fim das contas, é um subsídio). Com vinagre pelo nariz, um governo pode se aproveitar dessa situação, desde que não apronte muito (vide, porém, como Orbán avacalha a União Europeia).

Pode ser que, na campanha, a ultradireita pague parte do preço de ter derrubado um primeiro-ministro que deu alguma estabilidade ao país. Estabilidade, mas não um caminho. Mais e mais, tecnocracias centristas impopulares ganham eleições apenas porque a alternativa é a horda autoritária. O buraco desta crise está muito mais para baixo, nos EUA, na Europa e no Brasil também.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.