Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu PIB inflação indústria

Economia deve ter crescido bem no primeiro trimestre

Emprego, varejo e serviços superam previsões; inverno deve estar chegando, mas atrasou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de novos empregos formais cresceu bem mais do que o esperado em março, segundo os registros federais de contratações e demissões (Caged). Em fevereiro, as vendas no varejo também aumentaram muito além do que previa a média das previsões de economistas do setor privado. Foi assim também com aumento da receita do setor de serviços. São os dados mais recentes disponíveis no IBGE.

Sim, estamos já à beira de maio. Os dados são, pois, velhuscos. Mesmo assim, dizem alguma coisa sobre o desempenho da economia no primeiro trimestre e, provavelmente, explicam em parte a persistência da inflação, em particular a de serviços.

Na imagem, há um pano colorido estendido no chão com adereços de carnaval. Abaixada, está uma vendedora de camiseta amarela. Em volta, há uma multidão de pessoas, com roupas cotidianas. No último plano, está um prédio de arquitetura do início do século XX, em cores pastéis.
Na preparação para o Carnaval, pessoas movimentaram a ladeira Porto Geral, próxima a rua 25 de março, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

A economia deve ter crescido a uma taxa decente no primeiro trimestre deste 2023. Segundo economistas do Itaú, a economia (o PIB) teria crescido 1,2% no primeiro trimestre. Nas contas do pessoal do Bradesco, 1,3%. No quarto trimestre de 2022, o PIB havia recuado 0,2% em relação ao trimestre anterior, segundo o dado oficial do IBGE.

Faltam informações setoriais relevantes a respeito de março e, mais relevante, o dado oficial do PIB do primeiro trimestre. Assim, é mais temerário do que de costume especular o que vai ser do desempenho econômico mesmo no curto prazo, neste 2023. É quase certo que o Brasil não mudou de patamar. Isto é, que a economia possa crescer muito além daquele 1,4% ao ano que se viu de 2017 a 2019 (depois da Grande Recessão e antes da epidemia).

No entanto, tem havido erros enormes de projeção, sinal de que talvez não se compreenda a nova configuração produtiva do Brasil depois de uma década em que houve o colapso inédito de 2015-2016, seguido logo depois pelo tombo provocado pela epidemia. Houve reformas ditas liberais (em especial a trabalhista e a tributária).

É possível que alguns fatores de curtíssimo prazo ainda estejam empurrando com a barriga uma economia prestes a tropeçar e cair na segunda metade do ano. Por exemplo, houve o aumento do Auxílio Brasil/Bolsa Família para R$ 600 em agosto do ano passado; outro aumento neste ano, com a inclusão de mais famílias na lista de beneficiados. A agropecuária foi bem.

De impacto maior, porém, tem sido o aumento real do rendimento médio do trabalho e da massa salarial, ainda que os incrementos sejam cada vez menores (há desaceleração) e o salário médio esteja em nível historicamente baixo (o que talvez explique a quantidade de contratações).

O chute informado era de que, a partir de abril, a paulada monetária seria percebida no mundo do trabalho. Ainda não há dados.

Vários bancões fazem um acompanhamento diário e semanal sobre o ritmo de atividade econômica, com dados parciais, precários, e informações derivadas de suas próprias operações. O nível de atividade de abril não parece ter sido inferior ao do primeiro trimestre. Ao contrário.

Desde o final de 2021, a taxa básica de juros está em altura que promoveria contração econômica (trata-se aqui da Selic, determinada na prática pelo Banco Central).

De fato, houve uma desaceleração no total de novos empréstimos a partir de meados de 2022 (trata-se aqui de concessões, medidas pela sua variação trimestral, sazonalmente ajustada). A partir de dezembro de 2022, passou a haver redução no total de novos empréstimos, em particular para empresas (sempre na medida trimestral).

No mercado de capitais, muito atrapalhado de resto pela fraude das Americanas, houve um colapso de captação de dinheiro em fevereiro e março (em relação aos níveis do ano passado).

É possível que o inverno esteja chegando apenas agora, com um efeito mais retardado do que habitual do aperto de juros e da piora geral das condições financeiras. Mas a previsão do tempo ainda ruim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.