Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Será difícil o Palmeiras deixar escapar o título brasileiro

Equipe alviverde é fortíssima e está acostumada a levantar troféus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cada rodada que passa do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras fica mais distante dos demais.
Na última, venceu novamente o Corinthians. Aliás, Vítor Pereira perdeu nas três vezes em que enfrentou Abel Ferreira.

Será difícil o Palmeiras perder esse título. Apesar de o Flamengo estar vencendo e jogando bem, há uma distância grande entre as duas equipes.

Nessas horas, sempre lembram o título de 2009 do Flamengo, que, na 20ª rodada, estava a 11 pontos do líder Palmeiras.

Mas naquele campeonato acompanhei vários jogos do time palmeirense do então treinador Muricy Ramalho, e a equipe jogava mal. Já o Flamengo estava em um momento parecido com este, atuando bem e com dois fantásticos jogadores fazendo a diferença: Adriano e Petkovic.

Acho difícil isso acontecer novamente porque desta vez o Palmeiras é uma equipe fortíssima, acostumada a ganhar títulos.

Dudu conduz a bola na vitória do Palmeiras sobre o arquirrival Corinthians, resultado que deixou o time alviverde mais perto do título brasileiro - Cesar Greco - 13.ago.22/Palmeiras

O time de Dorival Júnior já é o segundo colocado, nove pontos atrás do de Abel Ferreira, e acredito que vá continuar nessa pegada de vencer e jogar bem. Mas não creio que o Palmeiras perca cinco partidas no segundo turno.

De qualquer forma, entre aqueles que todos nós apostávamos no início do ano, só o Galo está para trás na classificação e eliminado na Copa Libertadores e na Copa do Brasil.

Do lado corintiano, a semana será decisiva não só para a classificação mas também para o relacionamento entre torcida, time e treinador. No último sábado (13), a Fiel já se manifestou e demonstrou não estar nada feliz com o ano da equipe.

Terá que reverter um resultado de 2 a 0 contra o Atlético GO, para continuar no páreo pelo título da Copa do Brasil e para manter um ambiente saudável para se trabalhar.

Eu, particularmente, não estou gostando do trabalho do Vítor Pereira porque ele não consegue fazer o time do Corinthians jogar bem uma partida.

Fez um excelente segundo tempo com o Internacional no Beira-Rio e outro com o Atlético MG no Mineirão, nada mais. Estamos em agosto, e ele não tem uma base para uma equipe titular.

Ocorreram várias contusões, mas mesmo antes disso mudava o time todo jogo. Fazer revezamento de jogadores é uma coisa, não ter uma espinha dorsal é outra. Todos os treinadores revezam os seus times, mas eles têm uma base titular.

Sylvinho era muito criticado porque o seu time não jogava bem e não ganhava fora de casa, mas ele tirou o Corinthians lá da parte baixo da tabela e o levou até a Libertadores.

Já neste Brasileiro, o time começou a fazer a estrada inversa de líder por muito tempo. Agora, já está em terceiro e sem ganhar clássicos. A única vitória contra os principais rivais do estado, neste ano, foi contra o Santos, na Copa do Brasil, por 4 a 0.

Enquanto isso, os outros dois grandes times de São Paulo no campeonato estão praticamente da mesma forma.

O Santos perdeu em BH para o América por 1 a 0 e ficou nos 30 pontos, enquanto o São Paulo venceu bem o Bragantino por 3 a 0 no Morumbi, mas só chegou a 29 pontos. Apesar da derrota, o Santos contou com a estreia de Luan, e espero que ele consiga se recuperar.

lance entre America MG e Santos
Santos caiu diante do América-MG em Belo Horizonte - Ivan Storti - 14.ago.22/Santos FC

São dois times instáveis, que não conseguem uma regularidade, mas, no geral, o de Rogério Ceni está bem porque já se classificou para as semifinais da Copa Sul-Americana. Nesta semana, disputa a vaga nas semifinais da Copa do Brasil contra o América, no Independência, com a vantagem de ter vencido em casa por 1 a 0.

O Santos está longe de uma vaga na Libertadores e só poderá lutar por uma na Sul-Americana.

No final da rodada, aconteceu mais um resultado que deixa o Verdão mais seguro do que nunca na liderança: a vitória do Internacional segurou o Fluminense na quarta posição. O clube gaúcho foi eliminado pelo fraco Melgar no meio de semana na Copa Sul-Americana e deixou a torcida revoltada. Mas contra o Fluminense fez uma partida brilhante, assim como já tinha feito contra o Galo.

Para terminar, o time do Abel Ferreira será o único, entre os primeiros cinco colocados, que terá a semana toda para treinar, por já ter sido eliminado da Copa do Brasil. A grama sintética não é vantagem nenhuma, mas poder treinar o seu time todos os dias será um benefício enorme para ir em busca do título.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.