Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Black Lives Matter impulsiona venda de livros sobre racismo no Brasil

Obras de Djamila Ribeiro, Carolina Maria de Jesus e Ana Maria Gonçalves tiveram salto em junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As vendas de alguns livros que pautam o racismo no Brasil tiveram forte aumento, puxadas pela mobilização global do Black Lives Matter, segundo mostra pesquisa da Nielsen.

Na primeira semana de junho, logo após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, o "Pequeno Manual Antirracista" de Djamila Ribeiro vendeu mais de 3.000 exemplares, um crescimento de 184% em relação à semana anterior.

O clássico "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, também mais que duplicou suas vendas, na comparação semanal. E "Um Defeito de Cor", romance histórico de Ana Maria Gonçalves, triplicou.

Também tiveram um crescimento sensível "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo, e "Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil", de Sueli Carneiro (que comemorou 70 anos esta semana).

CONFESSO QUE VIVI... O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, nome incontornável nos estudos econômicos brasileiros, vai ganhar sua primeira biografia. Ele foi entrevistado durante mais de 40 horas ao longo de quase três anos pelos autores João Villaverde e José Marcio Rego, da Fundação Getulio Vargas.

...E COMO A obra vai sair pela editora 34 e cobre quase 60 anos de vida pública de Bresser-Pereira, da entrada na FGV em 1959 até o apoio a Ciro Gomes na eleição de 2018. Ele detalha pela primeira vez, segundo Villaverde, passagens relevantes de reuniões com os ex-presidentes Sarney e FHC, de cujas gestões participou.

ATRAVÉS DO ATLÂNTICO “Pão de Açúcar”, romance com que o jovem escritor português Afonso Reis Cabral, de 29 anos, venceu o Prêmio Saramago no ano passado, vai sair no Brasil pela HarperCollins. O livro se baseia na história real da imigrante brasileira Gisberta, mulher transexual que foi assassinada nos anos 1990 no Porto.

escritora com gato no colo
Uma biografia robusta da poeta Wislawa Szymborska, Nobel de 1996 e improvável best-seller no Brasil, foi escrita por duas jornalistas polonesas desde 1997 e sai no Brasil em julho pela editora Âyiné. Esta foto dos anos 1990 integra o livro - Fundação Szymborska/Divulgação

PEGANDO FOGO, BICHO O centenário de Ray Bradbury vai ser celebrado pela Biblioteca Azul com uma série de lançamentos, começando esta semana por "Prazer em Queimar", livro de contos que deu origem à obra-prima "Fahrenheit 451". Até o fim do ano também estão na fila o inédito "O Homem Ilustrado" e uma nova edição de "Zen na Arte da Escrita".

O HORROR, OU NÃO A Dublinense começa neste sábado a pré-venda de um relançamento caprichado de "Vitória", um dos grandes romances de Joseph Conrad, conhecido por "Coração das Trevas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.