Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Todavia prepara volume inédito de novelas de Tolstói

Rubens Figueiredo traduz textos enxutos e essenciais do russo, reunidos pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Todavia lança em outubro as "Novelas Completas" de Liev Tolstói, compêndio inédito de quatro ficções tão enxutas quanto clássicas —"Felicidade Conjugal", "A Morte de Ivan Ilitch", "Padre Siérgui" e "Sonata a Kreutzer" (estas duas, de circulação mais rara).

Os textos são traduzidos do russo por Rubens Figueiredo, que já trabalhou os grandes romances e os contos completos de Tolstói.

"Escritas durante quase 40 anos, quando lidas em conjunto, as quatro novelas revelam a impressionante coerência dos questionamentos de Tolstói", diz ele, citando o choque entre a ordem burguesa e a patriarcal na vida privada das pessoas.

RABO DE PIPA... Na pesquisa para a biografia de Luiz Melodia que sai no começo de agosto pela Tordesilhas, o jornalista Toninho Vaz desvendou um pequeno mistério: por onde andou o cantor durante seis meses de 1977 em que estava no auge da fama, mas nenhuma gravadora o encontrava para fazer shows.

...OLHO DE VIDRO Conta o biógrafo que Melodia viajou para um festival de verão na Bahia e decidiu ficar por lá mesmo. Ficou seduzido pelos amigos —Gil, Gal, Caetano— e pelas mulheres —ali conheceu Jane Reis, com quem ficaria até o fim da vida. Nessa época, compôs "Fadas" em homenagem às paqueras.

ILUSÕES FARTAS “Autobiografia do Vermelho”, inédito da canadense Anne Carson, está nos planos da editora 34 para este ano. A escritora acaba de vencer o Princesa das Astúrias das Letras, importante prêmio espanhol para o conjunto da obra. A casa também pretende publicar uma coletânea de ensaios da autora.

DE PASSO A PASSO... A Veneta vai lançar uma nova edição de "Discurso sobre o Colonialismo", do poeta e político Aimé Césaire. Nascido na Martinica, região caribenha de domínio francês, ele foi um importante intelectual do movimento antirracista e anticolonial, mas sua obra ainda é pouco traduzida no Brasil.

ilustração de garoto pegando pepitas no mar e iphones
Ilustração de Marcelo D'Salete para "Discurso sobre o Colonialismo", de Aimé Césaire - Divulgação

...PASSO O livro, originalmente publicado em 1950, chega em agosto, traduzido por Claudio Willer e com ilustrações de Marcelo D'Salete, vencedor do prêmio Eisner.

TOQUE DE SONHAR Os dez anos do selo Penguin Companhia, em julho, serão celebrados com um festival online, que vai trazer nomes como Paulo Henriques Britto, Eduardo Giannetti, Lilia Schwarcz e Caetano Galindo para discutir obras clássicas. Também chega às lojas uma nova tradução de "Rei Lear", feita por Lawrence Flores Pereira.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.