Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Companhia das Letras já prepara centenário da Semana de Arte Moderna

Editora pretende lançar, em 2022, projeto enciclopédico com inéditos de 30 autores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Semana de Arte Moderna completa cem anos em fevereiro de 2022, e a Companhia das Letras já se mexe para lançar, naquele ano, um projeto descrito como uma enciclopédia sobre o movimento.

São textos inéditos de autores como os críticos Carlos Augusto Calil, Walnice Nogueira Galvão e Fabio Cypriano, a historiadora Lilia Schwarcz e os professores Antonio Arnoni Prado, da Unicamp, e Kenneth David Jackson, de Yale. A organização é da pesquisadora Gênese Andrade, com consultoria de Jorge Schwartz.

Além de debater o modernismo de forma transversal, a ideia é enfatizar aspectos que ainda suscitam polêmica e sobre os quais ainda há lacunas históricas a preencher.

Almoço de escritores integrantes da Semana de 22, no Hotel Terminus
Almoço de escritores integrantes da Semana de 22, no Hotel Terminus, em foto de 1924 - Folhapress

PENSE NO HAITI... O primeiro título lançado pela Carambaia, depois de uma suspensão de meses pela pandemia, vai ser “Senhores do Orvalho”, do haitiano Jacques Roumain, considerado o livro fundador da literatura moderna de seu país com um retrato do cotidiano do povo negro.

...REZE PELO HAITI O livro já havia sido lançado no Brasil em 1954, dez anos depois de sair no Haiti, numa coleção dirigida por Jorge Amado. A edição da Carambaia vai ter tradução nova de Monica Stahel e posfácio da pesquisadora Eurídice Figueiredo.

LUSOFONIA As Edições Sesc, em parceria com a revista Pessoa, lançam até o final do ano uma coletânea de ensaios que pretende fazer um panorama crítico da literatura de língua portuguesa nos últimos 20 anos, organizada por Mirna Queiroz. Os autores vêm de vários países: o angolano Luís Kandjimbo, a moçambicana Fátima Mendonça, a brasileira Sabrina Sedlmayer, entre outros.

barata se arruma
Ilustração de "Socorro em: Uma Vida Nada Fácil", primeiro livro da escritora e ilustradora Silvana Rando na editora Escarlate, sobre a simpática barata Socorro - Silvana Rando/Divulgação

LEMINSKI VIVE... "Roteiro Literário - Paulo Leminski", de Rodrigo Garcia Lopes, um dos vencedores do Prêmio Biblioteca Nacional do ano passado na categoria de ensaios literários, vai ganhar uma nova edição ampliada após seus mil exemplares se esgotarem.

...MAS MUDOU DE NOME A obra deve sair em setembro pela paranaense Kotter Editorial, com novo título, "Foi Tudo Muito Súbito: Um Ensaio sobre Paulo Leminski". E antes, em agosto, Garcia Lopes lança seu sétimo livro de poemas, "O Enigma das Ondas", pela Iluminuras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.