Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Poesia que era para ser póstuma deve sair com autora ainda viva

Aos 88 anos e vivendo em lar para idosos, Maria Lúcia Alvim permitiu publicação de inédito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Relicário publica em agosto "Batendo Pasto", livro escrito em 1982 por Maria Lúcia Alvim —resgatado de um manuscrito que a poeta mineira havia confiado a Paulo Henriques Britto com instruções para publicar só depois de sua morte.

Aos 88 anos e vivendo num lar para idosos em Juiz de Fora, em Minas Gerais, a irmã de Francisco Alvim foi convencida por Britto e Ricardo Domeneck a permitir a publicação deste seu primeiro inédito em 40 anos.

Como escreve Domeneck no prefácio: "É hora de acabarmos com esses desperdícios de poetas, com a necrofilia que leva tantos a receber atenção apenas por 24 horas nas redes sociais após suas mortes". O livro, para ele, é um pequeno milagre "nesse ano em que estamos tão necessitados de milagres".

LIBERTAÇÃO E a vida de Angela Davis, uma das maiores intelectuais do antirracismo, vai virar história em quadrinhos. Em “Miss Davis”, que chega em agosto pela Agir, o traço do artista Amazing Améziane mostra a formação da professora desde a infância, sua relação com os Panteras Negras e o movimento mundial desencadeado por sua prisão nos anos 1970.

angela davis e os panteras negras
Ilustração de Amazing Améziane para a história em quadrinhos "Miss Davis: A Vida e as Lutas de Angela Davis" (Agir) - Divulgação

O OVO CHOCADO A Intrínseca comprou os direitos da continuação de "M, o Filho do Século", romance sobre a ascensão de Mussolini que vendeu mais de 10 mil cópias no Brasil desde o lançamento, em janeiro. A sequência "M, l'Uomo della Provvidenza" abarca o período de 1925 a 1932 e sai na Itália em setembro, ainda sem previsão por aqui.

COM QUANTOS GIGABYTES... A Rocco vai testar uma nova estratégia no lançamento da próxima obra do rabino Nilton Bonder, na terça-feira (7). Feito no formato de live, o evento vai contar com uma fila de autógrafos virtual.

...SE FAZ UMA JANGADA Após um bate-papo na página do Submarino no Instagram, os leitores poderão se inscrever para passar uns minutinhos conversando com Bonder, ao estilo de uma fila presencial. Depois o livro, "A Cabala e Arte da Preservação da Alegria", chega com dedicatória à casa de cada um que comprar pela plataforma.

FRENTE DO VERSO Sai no dia 12 o primeiro número da revista p-o-e-s-i-a, editada por Sergio Cohn e Beatriz Azevedo. A edição de estreia abordará a produção poética indígena, com ensaios de Kaká Werá, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara e poemas de 15 autores. A publicação faz parte de um financiamento coletivo para poetas em dificuldade financeira devido à pandemia: ela será enviada quem apoiar o projeto e os lucros de suas vendas serão revertidos para bolsas.

VAZANTE DA INFOMARÉ O clube de livros TAG também criou ações contra os efeitos do coronavírus no mercado: disponibilizou uma planilha colaborativa que lista livrarias independentes que seguem fazendo entregas por todo o Brasil. E lançou um serviço novo para seus assinantes, adicionando ao kit mensal de julho, pelo preço de custo de R$ 27,90, um livro do catálogo de uma editora independente, entre 11 casas parceiras.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.