Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Zahar resgata obras de Lélia Gonzalez, intelectual negra de renome internacional

Brasileira terá seu trabalho reunido e publicado pela primeira vez numa grande editora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Zahar está trabalhando na recuperação da obra de uma das principais intelectuais negras brasileiras, Lélia Gonzalez (1935-1994), que pela primeira vez terá seu trabalho reunido e publicado por uma grande editora.

Para setembro, a casa prepara "Por um Feminismo Afro-Latino-Americano", uma coletânea que compreende quase a totalidade da produção da pensadora mineira, entre ensaios, artigos jornalísticos e entrevistas.

lélia dá risada de mãos cruzadas
A escritora Lélia Gonzalez, uma das principais intelectuais do feminismo negro no Brasil - Divulgação

Segundo uma das organizadoras da obra, a professora Flavia Rios, da UFF, houve um esforço de reunir textos que estavam pouco acessíveis, dispersos por bibliotecas ao redor do mundo, e alguns que nunca haviam sido publicados em português.

Rios, que já biografou Gonzalez, afirma que se trata da maior intelectual negra brasileira do século 20, com trabalho fundamental nos movimentos antirracista e feminista, com atuação como conferencista internacional —admirada por Angela Davis— e também na política partidária e na academia.

"A invisibilização do racismo no Brasil passou pelo sistemático silenciamento de intelectuais negros e de sua interpretação sobre o país", diz Marcia Lima, professora da USP e também organizadora do livro de Gonzalez. "​A produção da Lélia faz parte desse projeto de invisibilização. Não havia mercado editorial para intelectuais negros."

Além da coletânea, a Zahar vai lançar ainda uma nova edição "Lugar de Negro", coautoria de Gonzalez com Carlos Hasenbalg.

DETALHES TÃO PEQUENOS... A editora Rua do Sabão prepara para outubro o livro “A Filha de Outubro”, de Linda Bostrom Knausgard, que foi casada com Karl Ove Knausgard, sensação literária da Noruega.

...DE NÓS DOIS O livro tem caráter autobiográfico, como a série que consagrou o ex-marido popstar, e fala, entre outras coisas, sobre a relação de ambos.

HORA DA CIÊNCIA A Todavia está ampliando o leque de ebooks da coleção “2020 - Ensaios sobre a Pandemia”, que já lançou livros de autores como Marcos Nobre, Laura Carvalho e Anna Virginia Balloussier. Vão entrar no catálogo obras da bióloga Natalia Pasternak, pensando a ciência no pós-pandemia, e da pesquisadora Jaqueline Goes, discutindo seu trabalho no mapeamento do genoma do novo coronavírus.

DEDO DE PROSA Se na semana passada a coluna noticiou uma nova obra de poesia do americano Ben Lerner, o autor também tem prosa lançada por aqui em agosto: “Topeka School”, escolhido pelo New York Times como um dos dez melhores livros de 2019, vai chegar ao Brasil pela Rocco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.