Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Cartas inéditas de Clarice Lispector revelam sua intimidade com escritores

Em comemoração de centenário da autora, Rocco lança volume de correspondências com 864 páginas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre as 864 páginas de “Todas as Cartas”, volume que reúne correspondências de Clarice Lispector e será lançado pela Rocco em 25 de setembro, há um precioso material inédito.

Há ali meia centena de cartas que nunca vieram a público, revelando a intimidade da escritora, cujo centenário se completa em dezembro, com colegas famosos como Mário de Andrade e Sérgio Milliet.

Em uma das sete mensagens ao cronista Rubem Braga, Clarice conta que recortava os artigos dele que encontrava em revistas. “Tudo o que você escreve me emociona muito”, diz.

parte do rosto de clarice
Capa de "Todas as Cartas", livro que a Rocco prepara em comemoração ao centenário de Clarice Lispector - Divulgação

Ao poeta João Cabral de Melo Neto, cujo nascimento também completou um século este ano, ela discute pormenores do ofício de escritor. “Cada vez mais acho, como você, que romance não é literatura”, comenta.

Além disso, uma já madura Clarice mostra um lado generoso em cartas a autores em começo de carreira. Disse que certo conto do jornalista Mora Fuentes, três décadas mais novo que ela, era a melhor coisa que tinha lido ultimamente. “Você tem mais coragem e escreve melhor do que eu.”

MEU CORPO... A Bazar do Tempo prepara o lançamento de “A Bastarda”, clássico da francesa Violette Leduc. Virá com prefácio de Simone de Beauvoir e tradução de Marília Garcia.

...MINHAS REGRAS Leduc era amiga íntima de Jean Genet, admirada por Sartre e Camus. Traficante de alimentos durante a ocupação nazista na França, despontou como voz libertária da sexualidade feminina na virada para os anos 1960. “A Bastarda”, de 1964, foi seu primeiro grande sucesso.

ALIÁS Um filme biográfico de 2013, “Violette”, que conta a mútua influência de Leduc e Beauvoir, pode ser visto nas plataformas Globoplay e Looke.

UM DIÁRIO... O Suplemento Pernambuco traz na capa de sua edição de setembro um panorama literário feito por Cristhiano Aguiar, professor de letras do Mackenzie, sobre 50 obras de ficção que tematizaram a pandemia nos últimos meses.

...DO ANO DA PESTE O autor encontrou uma tendência ao realismo urbano, com predominância dos retratos cotidianos sobre o experimentalismo ou o fantástico. Identificou o que chama de uma urgência de realidade, muito vinculada a marcas de identidade social, racial e de gênero.

HISTÓRIA SEM QUADRINHO E Marcello Quintanilha, um dos mais premiados quadrinistas brasileiros, prepara seu primeiro romance. “Deserama” sai em outubro pela Veneta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.