Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Claudia Rankine e David Brookshaw engrossam literatura sobre racismo

Lançamentos vão discutir o privilégio branco e a raça na produção literária brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A literatura sobre racismo vai se aprofundar com planos de duas editoras para a publicação de obras que adicionam reflexões pertinentes ao debate.

A jamaicana Claudia Rankine, professora de Yale, vai começar a ser publicada pela Todavia a partir do ano que vem. A casa programa para abril o lançamento de "Just Us: An American Conversation", livro de ensaios e poemas em que a autora reflete sobre racismo partindo de estudos sobre a branquitude.

rankine olha para o lado
A escritora jamaicana Claudia Rankine - Elizabeth Weinberg/The New York Times

Um dos ensaios da coleção, em que a escritora perguntava a homens brancos sobre seus privilégios, reverberou no Brasil ao sair na revista Serrote ano passado. Mais dois livros de poesia de Rankine também estáo nos planos da editora.

Além disso, a editora Figura de Linguagem adquiriu os direitos para reeditar "Raça e Cor na Literatura Brasileira", do brasilianista britânico David Brookshaw, um trabalho relevante de crítica literária de 1983 que vai ser atualizado com nova tradução e material de apoio para contextualização. A previsão é que saia no final de 2021.

QUANDO ELES... E a HarperCollins prepara a publicação de um livro escrito em conjunto pela haitiana Ibi Zoboi e o ativista Yusef Salaam, um dos homens injustiçados pelo sistema carcerário que foram retratados na série "Olhos que Condenam", adaptação de Ava DuVernay para a história dos Central Park Five.

...NOS VIREM O livro "Punching the Air", escrito em verso, conta a vida de um jovem poeta adolescente que, assim como Salaam, é condenado por um crime que não cometeu e encontra refúgio na sua arte. Deve chegar por aqui ano que vem.

homem corta cabelo de rapunzel
Ilustração de Rapunzel feita por Renato Moriconi para a edição de "10 Contos Maravilhosos dos Irmãos Grimm" que chega às lojas pela Nova Fronteira - Divulgação

COMER COM OS OLHOS A DBA, editora que em seus 30 anos de estrada se especializou em livros de artes como gastronomia e fotografia, está lançando seu primeiro selo voltado à literatura. Com Alexandre Dórea Ribeiro na posição de publisher e Antônio Xerxenesky na de editor, a proposta é publicar ficção contemporânea de autores inéditos no país. Vai começar por nomes como o argentino J.P. Zooey e a francesa Agnès Poirier.

TOP DE LINHA O clube de assinaturas TAG passa a atuar, agora em agosto, em um novo ramo. A empresa passa a oferecer um clube de livros voltados a negócios e crescimento pessoal, intitulado Grow e atrelado a uma plataforma exclusiva de debates online. O esquema é o mesmo que fez fama à empresa, que amealhou 50 mil assinantes em seis anos de atividades —um livro-surpresa chega à casa dos membros todo mês.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.