Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Lançamentos de livros voltam ao normal, mas com dose de apreensão

Editoras alavancam produção, ainda que o espaço em livrarias esteja reduzido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embaladas pela recuperação das vendas nos últimos meses, as editoras vêm normalizando seu volume de lançamentos, essenciais para manter o mercado em atividade e represados no período mais agudo da crise do coronavírus.

A Companhia das Letras lançou 23 novos títulos em agosto e prevê 32 para o mês que vem, seu nível normal de produção. A Record tem nos planos 22 obras e a Globo tem cinco lançamentos no próximo mês, contra um total de 14 nos últimos seis. A Planeta reduziu sua produção a um sexto de março para abril, mas já voltou ao normal em agosto.

O aumento da impressão de livros vem com dose de apreensão por parte das pequenas editoras. Algumas temem ficar em desvantagem de vitrine num momento em que o espaço para acomodá-las é menor —afinal, as livrarias físicas ainda estão restritas pela pandemia.

E há menos lojas na praça. A Saraiva, maior rede de livrarias, fechou 15 unidades desde maio. A mais recente foi a do shopping Pátio Paulista.

ENQUANTO ISSO A unidade da Livraria da Travessa em Pinheiros, que abriu há um ano, vai dobrar de tamanho. Seus donos compraram a casa geminada na rua dos Pinheiros, e a loja passará a ter 400 m².

quadrinho de baile na alemanha nos anos 1920
Ilustração da história em quadrinhos "Berlim", de Jason Lutes, que conta a história da ascensão do nazismo e sai em novembro pela editora Veneta - Divulgação

​​HERMANO... A editora Moinhos comprou essa semana os direitos para publicar “As Aventuras de China Iron”, da argentina Gabriela Cabezón Cámara, um dos livros finalistas do International Booker Prize. O vencedor, aliás, vai ser conhecido na próxima terça.

...O HERMANA? O enredo revisita a história de Martín Fierro, uma das obras fundamentais da literatura argentina, mas pelo olhar da mulher do protagonista, que começa nova vida quando o marido é convocado pelo Exército.

FESTA NAS REDES A programação da próxima Balada Literária vai começar no dia 3 de setembro, com um encontro virtual entre as escritoras Conceição Evaristo e Geni Guimarães, a homenageada da edição. O evento vai contar ainda com Eliane Potiguara, Ricardo Aleixo e Daniel Munduruku.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.