Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livros da Record vão chegar a livrarias 30 dias antes da venda online

Proposta é incentivar lojas físicas, combalidas pela pandemia, e contempla lançamentos de Juan Rulfo e Graciliano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Record promove neste mês uma iniciativa ousada em apoio às livrarias de bairro. Os livros das 12 editoras do grupo terão seu lançamento antecipado nas lojas físicas, tanto as independentes quanto as de rede, e só vão chegar a plataformas de comércio eletrônico depois de 30 dias.

A estratégia lembra a janela de exibição praticada no cinema, em que o filme precisa fazer uma carreira nas salas antes de ir para outros suportes. No caso, a exclusividade da livraria vai servir de impulso a um setor combalido após meses de portas fechadas, enquanto os sites continuaram de pé.

Entre os livros que vão sair assim, estão reedições caprichadas de “Pedro Páramo”, obra-prima do mexicano Juan Rulfo, “O Lobo da Estepe”, de Hermann Hesse, e “Pequena História da República”, de Graciliano Ramos, além do novo “Sete Dias Juntos”, comédia sobre uma quarentena da britânica Francesca Hornak.

A partir de outubro, a Record segue a campanha “Eu apoio a livraria de bairro” com seminários de capacitação online para livreiros e promoções exclusivas para lojas físicas.

mulher chega a casa no meio da mata
Ilustração de Vitor Flynn Paciornik para a história em quadrinhos "Os Donos da Terra" (Elefante), coautoria com Daniela Alarcon e Glicéria da Silva sobre o povo tupinambá - Divulgação

BOTANDO BANCA A escritora Juliana Borges abriu essa semana, com os parceiros Thom Levisky e Dani Siqueira, uma pequena livraria no centro de São Paulo. Adaptada de uma banca de jornal no cruzamento da avenida Higienópolis com a rua Martim Francisco, a Banca Hg tem uma curadoria que prioriza editoras e autores independentes, obras ligadas a artes e a pensamento crítico. Todo mês, um curador convidado vai colaborar indicando leituras temáticas.

FILHA DO VENTO A Alfaguara lança em outubro “A Autobiografia da Minha Mãe”, de Jamaica Kincaid, professora de história africana e afro-americana de Harvard, nascida em Antigua e Barbuda. Primeiro lançamento da premiada escritora pela casa, a obra tece a narrativa de uma órfã, Xuela, que reinventa liricamente a mãe pela qual tanto anseia.

O PRECURSOR... E para celebrar os 40 anos da criação de um dos personagens infantis mais populares da literatura brasileira, a editora Melhoramentos lança uma edição comemorativa de “O Menino Maluquinho”, do cartunista Ziraldo.

...DAS PANELAS  A versão limitada, de capa dura, vai trazer textos e fotos contando a trajetória de Ziraldo, além de uma linha do tempo detalhando a evolução de um livro que já vendeu mais de 4 milhões de exemplares em dez países.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.