Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Primeiro escritor negro a vencer o Nobel de Literatura vai sair pela Kapulana

Inédito no Brasil, livro de memórias de Wole Soyinka chega em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O livro de memórias do primeiro escritor negro a vencer o Nobel de Literatura, o nigeriano Wole Soyinka, premiado em 1986, vai ser publicado pela primeira vez no Brasil.

A editora Kapulana, dedicada à publicação de literatura africana no país, planeja para novembro o lançamento de “Aké: os Anos de Infância”.

wole soyinka
O escritor nigeriano Wole Soyinka, em visita a São Paulo há cinco anos - Bruno Poletti - 15.nov.2015/Folhapress

No livro, Soyinka transcende a autobiografia para fazer um retrato da cultura iorubá, de eventos que marcaram o país à época e das preocupações e sonhos daqueles com quem ele convivia.

Da obra do escritor, já estava disponível no país uma tradução da fábula “O Leão e a Joia”, pela Geração Editorial. Alem de Soyinka, os únicos negros a ganharem o Nobel até hoje foram a americana Toni Morrison e o poeta Derek Walcott, da ilha de Santa Lúcia.

GLASNOST Falando em Nobel, uma das autoras que estavam mais cotadas para receber o prêmio na última quinta-feira, a russa Liudmila Ulítskaia, vai ter seu livro mais recente publicado pela Estação Liberdade.

PERESTROIKA “A Escada de Jacó”, romance que abarca mais de cem anos da história da Rússia, talvez seja a estreia no Brasil de uma autora nunca publicada por aqui, apesar de já circular por mais de 20 países. É também o primeiro trabalho da editora com uma obra russa.

COMO ASSIM? O “talvez” da nota anterior é porque a editora 34 também está com uma tradução pronta de outra obra de Ulítskaia, “Meninas”, feita por Irineu Franco Perpetuo. Ambos os lançamentos estão previstos para o ano que vem.

liudmila
A escritora Liudmila Ulítskaia durante encontro com leitores, em Moscou, em 2011 - Divulgação

ENSAIOS... A próxima edição da revista Serrote, publicação do Instituto Moreira Salles, vai sair em novembro, acoplando dois números e incluindo trechos de livros de dois autores americanos que abordam o racismo.

...SOBRE O RACISMO A publicação vai incluir traduções de “Afropessimismo”, obra autobiográfica de Frank B. Wilderson, que vai ser lançada no próximo ano pela Todavia, e “Casta”, da jornalista Isabel Wilkerson, que investiga o racismo estrutural que opera nos Estados Unidos.

soldado com walkie talkie
Cartum de Mandrade que integra o seu novo livro, "Dicionário Completo das Meias Verdades", editado pela Autografia - Divulgação

REMEXENDO... Em um novo livro, o crítico e escritor Silviano Santiago propõe uma nova leitura tanto das “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis quanto das “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos.

...NOS CÂNONES O ensaio “Fisiologia da Composição” investiga a relação entre o corpo de um escritor e a sua obra literária. O livro sai em novembro pelo Selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.