Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Livros sobre eleições nos Estados Unidos inundam as prateleiras do Brasil

Reportagem de Bob Woodward, autobiografia de Obama e memórias de Joe Biden chegam ao país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em harmonia com o que aconteceu em dez entre dez rodas de conversa, as livrarias brasileiras vão ser inundadas pela política americana.

A Todavia fez uma força-tarefa para lançar, poucos dias antes da eleição, uma versão digital em português de "Raiva", livro-reportagem de Bob Woodward que caiu como uma bomba na campanha de Donald Trump ao revelar que o presidente sabia da gravidade do coronavírus muito antes do que admitia.

A edição impressa da obra chega só em janeiro. Mas, para não perder a temperatura do debate, a editora montou uma equipe de quatro tradutores —Bernardo Ajzenberg, José Geraldo Couto, Pedro Maia e Rosiane Correia de Freitas— que trabalharam na obra do jornalista americano a partir de agosto, quando os direitos foram comprados antes mesmo de o livro sair nos Estados Unidos.

capa com obama em preto e branco
Capa de 'Uma Terra Prometida', primeiro volume das memórias do ex-presidente Barack Obama - Divulgação

Além disso, daqui a menos de duas semanas, chega às livrarias “Uma Terra Prometida”, o primeiro volume da autobiografia de Barack Obama, ex-presidente e principal cabo eleitoral de Joe Biden.

É um lançamento de estrondo mundial. O impacto esperado é tamanho que o prêmio Booker, um dos mais importantes da língua inglesa, adiou o anúncio de seu vencedor para evitar ser engolido pela chegada de Obama. Antes previsto para 17 de novembro, data em que o livro chega às lojas, o vencedor do troféu será conhecido só no dia 19.

A Companhia das Letras lança a obra em simultâneo aos Estados Unidos, com tiragem de 30 mil exemplares, a máxima praticada hoje pelo maior grupo editorial do Brasil.

E a Intrínseca pôs na praça no começo do mês um livro assinado pelo próprio Biden, “Promessa de Pai”. Como foi escrito em 2017 e se volta a uma narrativa mais familiar do democrata, em vez de política, o barulho do lançamento não foi tão alto.

Mas não é a única aposta da editora —”Estas Verdades”, da historiadora Jill Lepore, de Harvard, retraça cinco séculos da política e dos direitos civis na América do Norte. E “A Caminho da Guerra”, de Graham Allison, cientista político e ex-conselheiro de Obama e Reagan, discute as relações entre Estados Unidos e China. Todos chegaram às lojas neste tumultuado outubro.

DIAMANTES SÃO ETERNOS O livro "Todas as Cartas" de Clarice Lispector, lançado há pouco pela Rocco, já tem publicação certa em Portugal e contrato para tradução em mais três países —França, Espanha e Estados Unidos.

SÓ SE VIVE... A Ediouro, que tem hoje sob seu guarda-chuva marcas como Nova Fronteira e Agir, vai lançar em março um novo selo editorial. Especializado em thrillers e fantasias internacionais, o selo Trama já adquiriu mais de 20 títulos para seu catálogo.

...DUAS VEZES Entre os livros que vão sair na nova marca, estão “Eles Querem a Minha Morte”, suspense que será adaptado para o cinema com Angelina Jolie, e “O Último Sorriso na Cidade Partida”, fantasia do australiano Luke Arnold.

VIVA E DEIXE MORRER A Darkside recebeu um total de 5.849 inscrições para o seu prêmio literário, que anuncia o vencedor na próxima sexta-feira, 13. Com foco em terror, ficção científica e fantasia, a editora publicará os livros que ganharem categorias como romance e contos, histórias em quadrinhos e não ficção.

O AMANHÃ NUNCA MORRE A livraria Megafauna, que ocupará uma loja no térreo do edifício Copan, vai abrir as portas no próximo dia 23. Funcionará em horário reduzido e com vendas pelo WhatsApp. E a Mandarina, que já tinha uma casa na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, abriu nesta semana um novo endereço de funcionamento na rua Artur de Azevedo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.