Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Estrela da posse de Biden, Amanda Gorman terá milhões de livros impressos

Poeta catapultou a pré-venda de suas obras para o topo do ranking da Amazon; no Brasil, não há previsão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Essa é para quem gosta de falar que a poesia morreu.

A poeta Amanda Gorman, catapultada à fama mundial ao se apresentar na posse do presidente americano Joe Biden, tem seus dois próximos livros ocupando as primeiras posições no ranking de vendas da Amazon. E mais: sua editora, a Penguin Random House, anunciou esta semana que vai encomendar uma tiragem inicial de 1 milhão de cópias de cada um.

A escritora de 22 anos lança em setembro a coletânea “The Hill We Climb and Other Poems”, cujo poema-título causou estrondo na cerimônia da semana passada, e o livro ilustrado “Change Sings”, feito em parceria com a artista Loren Long.

Antes disso, em março, sai uma edição especial contendo apenas “The Hill We Climb” com uma apresentação de Oprah Winfrey —também com impressão de 1 milhão de exemplares.

A performance de Gorman, a mais jovem poeta numa posse presidencial americana, foi definida pelo crítico do New York Times como “uma lembrança de que, se o inverno está aqui, a primavera não deve demorar”. Ela foi escalada ainda para se apresentar no Super Bowl, final do campeonato de futebol americano e principal evento televisivo do país, que alcançou ano passado 99 milhões de espectadores.

No Brasil, ainda não há planos de editar sua obra.

tigre dá tchau para criança e sua mãe ao sair por uma porta
Ilustração do infantil 'O Tigre que Veio para o Chá da Tarde', clássico de Judith Kerr publicado pela primeira vez pelo clube Leiturinha em parceria com a HarperCollins - Divulgação

SENHORAS DOS AFOGADOS O primeiro livro da leva de romances de Nelson Rodrigues que a HarperCollins começa a publicar já em fevereiro foi trabalhado por uma equipe totalmente feminina. A reedição de “Asfalto Selvagem - Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados” só teve mulheres na edição, na revisão e na preparação da capa —uma certa subversão para um autor muito acusado de machista.

BEIJOS NO ASFALTO Os textos de apoio do livro também são de duas autoras, com perspectivas bem distintas —a pesquisadora Adriana Armony, especialista em Rodrigues, e a atriz Maria Ribeiro, admiradora da obra do dramaturgo.

A MULHER SEM PECADO Vai sair pelas Edições Sesc a mais farta biografia sobre um dos nomes mais revolucionários do teatro brasileiro —Ruth Escobar. Fruto de uma pesquisa de quatro anos no imenso acervo da ativista cultural, morta em 2017, o volume de mais de 600 páginas traz centenas de fotos e relata meio século de uma luta ousada e incansável em prol das artes cênicas. “Ruth Escobar: Metade é Verdade” sai em março.

DEUSA DOS ORIXÁS A Civilização Brasileira fechou contrato para publicar o próximo livro de Carla Akotirene, autora de “Interseccionalidade”, da bem-sucedida coletânea Feminismos Plurais. Na obra que sai este ano, “Ebó de Conduta”, a professora compara filosofias de vida africanas e ocidentais e introduz os leitores às particularidades de cada orixá.

VIVER É MELHOR QUE SONHAR Aos 97 anos, a uruguaia Ida Vitale será publicada pela primeira vez no Brasil. Vencedora do prêmio Cervantes e nome marcante da literatura latino-americana, ela teve a antologia “Não Sonhar Flores” editada pela pequena Roça Nova.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.