Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros machismo

Livro que abalou a França com relato de pedofilia de escritor vai sair no Brasil

Vanessa Springora narra em 'Consentimento' a relação abusiva que teve com Gabriel Matzneff aos 14 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Verus, selo do grupo Record, se prepara para editar no Brasil um livro que causou terremotos no debate público na França.

Em “Consentimento”, com lançamento previsto para março, a editora Vanessa Springora narra sua visão sobre a relação abusiva que teve com Gabriel Matzneff, escritor cujas acusações de pedofilia sempre haviam sido abafadas na cena literária francesa.

A repercussão dos relatos detalhados da relação que Matzneff manteve com a autora quando ele já estava na casa dos 50 anos e ela não passava dos 14 —hoje, aos 48, Springora dirige uma importante editora— tiveram um impacto comparado a um MeToo do mercado editorial francês no ano passado.

E era esse mesmo o objetivo. Springora contou ao jornal Libération que o estopim que a impulsionou a escrever foi assistir à entrega do prêmio Renaudot, um dos mais importantes da França, ao seu abusador em 2013.

A reflexão que o livro apresenta vai além da denúncia, como lembra a editora-executiva da Verus, Raïssa Castro. “Traz um alerta importante para adolescentes e jovens que muitas vezes não têm discernimento sobre o que é o abuso. A autora relata o impacto psicológico do abuso a partir de sua experiência.”

homem abre brecha em cortina de papel
UMA ESPIADINHA - A imagem acima integra ‘Atlas do Corpo e da Imaginação’, ambiciosa obra de mais de 500 páginas de Gonçalo M. Tavares que a Dublinense publica em março Os Espacialistas /Divulgação - Os Espacialistas

AS GARRAS DAS FELINAS Março será um mês bem feminista na Record. Além de Springora, estão nos planos “Eu Odeio Homens”, livro que transformou a autora Pauline Harmange em alvo de ataques misóginos, pelo selo Rosa dos Tempos, e o inédito de Simone de Beauvoir, “As Inseparáveis”.

ELA VAI SER O QUE QUIS Já a Globo prepara, no mesmo mês, “Precisamos Falar sobre Abuso: Conversas e Memórias sobre a Cultura do Estupro”, coletânea de textos editada e prefaciada por Roxane Gay, uma das vozes mais contundentes do feminismo atual. E a casa relança em junho o livro mais conhecido da autora, “Má Feminista”, que tinha saído por aqui pela Novo Século.

INVENTANDO UM LUGAR Este ano, a tradicional Balada Literária vai ganhar um novo formato. Além da edição presencial, prevista para novembro, o evento terá uma programação mensal veiculada na internet, com aulas, debates, oficinas e shows. Começa já no próximo sábado, 30, às 17h, com a educadora Ana Mae Barbosa discutindo a pedagogia de Paulo Freire, seguida à noite por uma conversa entre os poetas Sérgio Vaz e Nelson Maca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.