Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Entenda se, afinal, os livros ficaram mais caros ou não neste último ano

Política agressiva de descontos no mercado virtual tem afetado os lucros e o tabelamento de preços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A impressão de que os livros encareceram neste ano de coronavírus tem encontrado eco em muitos leitores ávidos.

Quando se olha o quadro geral de forma fria, a ideia perde força. Segundo o balanço anual da consultoria Nielsen, feito com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o preço médio do livro caiu 1,34% de 2019 para 2020.

Mas boa parte disso se deve a uma política de descontos agressiva praticada por causa da pandemia. A variação no desconto médio saltou 4,5 pontos percentuais de um ano para outro.

As informações de outra consultoria especializada da área, a GfK, mostram conclusões semelhantes. Os preços cheios dos livros, ou seja, os valores de capa, subiram 9% de 2019 para 2020. Mas os preços praticados de fato, ou seja, já com descontos, caíram 2%. A inflação acumulada de 2020, vale pesar, foi de 4,52%.

O faturamento do mercado editorial subiria 5,3% se os preços cheios fossem praticados, segundo cálculo da Nielsen, mas na realidade ele teve queda de 0,5% com o efeito das promoções.

cavalo pisa em cachorro
Ilustração do britânico Ralph Steadman para a edição de "A Revolução dos Bichos" que está saindo pela Intrínseca - Divulgação

Não é segredo que a venda de livros, desde o começo da pandemia, tem se escorado no varejo virtual. Gigantes como Amazon e Magazine Luiza, que têm maior variedade de produtos, são capazes de incrementar promoções e têm boa responsabilidade pelos números apresentados nesta coluna.

A questão é que, como boa parte do mercado continua online, as editoras ainda contam que os livros serão vendidos a preços menores que os sugeridos. E, em alguns casos, já tabelam nos lançamentos valores maiores, prevendo a permanência dos descontos nestes tempos delicados.

AMIZADE... No fim de março, a Planeta publica "Solidão e Companhia", obra em que a jornalista colombiana Silvana Paternostro reconta a vida de Gabriel García Márquez usando recursos da história oral, por meio de depoimentos de seus amigos e familiares.

...NOS TEMPOS DO CÓLERA A lendária agente Carmen Balcells, por exemplo, lembra quando mostrou ao escritor, triunfante, o contrato para publicar cinco livros dele nos Estados Unidos. Não se conheciam há tanto tempo. García Márquez olhou para o adiantamento de US$ 1.000 e disse —"é um contrato de merda".

BOOM LATINO Após relançar com sucesso o clássico "Pedro Páramo" no ano passado, a José Olympio prepara "Chão em Chamas", também de Juan Rulfo, para maio. É o livro de estreia do escritor, com contos que retratam a vida na região mais árida do México.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.