Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Marilene Felinto prepara livro inédito e relança 'As Mulheres de Tijucopapo'

Stacey Abrams terá 3 obras lançadas no Brasil; Boitempo fará debates com Judith Butler e Patricia Hill Collins

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Ubu prepara uma nova edição de “As Mulheres de Tijucopapo”, elogiado romance de estreia que projetou a escritora Marilene Felinto em 1982 e foi premiado com o Jabuti.

O volume terá um prefácio inédito da escritora Beatriz Bracher, posfácio da pesquisadora Leila Lehnen, da Universidade Brown, e alentada fortuna crítica com textos de José Miguel Wisnik, Marilena Chaui, Viviana Bosi e João Camillo Penna. A previsão é que saia neste semestre.

Felinto, que é colunista deste jornal centenário, prepara ainda um livro de contos inéditos para a mesma editora.

Já para a estreante Fósforo, ela traduziu um ensaio da britânica Virginia Woolf, “Como se Deve Ler um Livro?”, que deve ficar disponível aos leitores por volta de abril.

A escritora Marilene Felinto
A escritora Marilene Felinto - Daniel Barbosa/Divulgação

É PRECISO TER SONHO Os livros da americana Stacey Abrams, ativista essencial no avanço da participação política de jovens e minorias raciais nas eleições daquele país, vão sair por aqui pela editora Nacional.

É PRECISO TER MANHA  A casa tem planos de lançar o manifesto político “Our Time Is Now”, o thriller “While Justice Sleeps”, ainda inédito, e o best-seller “Lead from the Outside” —este, já com publicação prevista para o segundo semestre.

É PRECISO TER RAÇA  Na sua programação em torno do Dia Internacional da Mulher, a Boitempo promove um ciclo internacional de debates virtuais com participação de autoras como Judith Butler, Patricia Hill Collins, Silvia Federici, Cinzia Arruzza e Sonia Guajajara. O programa, aberto e gratuito, começa em 8 de março e segue até abril, trazendo ainda promoções e um curso de introdução ao pensamento feminista negro.

lélia sorri
O projeto Lélia Gonzalez Vive, tocado pela ONG Nossa Causa e pela família da autora, disponibiliza online a partir desta segunda-feira palestras e aulas da ativista e depoimentos sobre ela - Acervo Lélia Gonzalez

UMA CERTA MAGIA O poeta Leonardo Fróes, que acaba de completar 80 anos, escrevia nos anos 1970 a coluna “Natureza” no Jornal do Brasil. Feitos em um sítio em Petrópolis, os textos eram um de seus poucos contatos com a cidade. E uma seleção deles será lançada pelo selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora, no segundo semestre.

ESTRANHA MANIA Em uma parceria das editoras Ex Machina e Sebo Clepsidra, o britânico Robert Aickman sairá no Brasil pela primeira vez. Considerado um dos mais sofisticados autores de “weird fiction”, ou ficção insólita, ele estreia por aqui com a coletânea de contos “Repique Macabro e Outras Histórias Estranhas”. A pré-venda começa em março.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.