Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Autêntica lança coleção dedicada ao ensaio sob comando de Ricardo Musse

Primeiros volumes discutem as empresas gigantes da internet, a ascensão da China e o conceito de utopia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda neste semestre, a Autêntica passa a publicar a coleção Ensaios, sob coordenação de Ricardo Musse, professor de sociologia da USP.

A ideia é lançar um volume por mês com análises de cultura, política, economia e vida social. Segundo Musse, serão “obras escritas por especialistas para o público geral”.

Os três primeiros títulos saem simultaneamente. Eugênio Bucci, jornalista e professor da USP, escreve sobre os gigantes da internet em “A Superindústria do Imaginário”. Seis autores buscam entender como o Império do Meio virou uma potência em “China Contemporânea - Seis Interpretações”. E em “Arqueologias do Futuro”, o crítico americano Fredric Jameson reflete sobre o conceito de utopia.

AVON NÃO CHAMA A empresa vai deixar de vender livros em seu catálogo no próximo semestre. A Avon foi responsável por uma importante expansão de vendas no país, sobretudo de best-sellers. Segundo a
marca, seu novo plano de negócios “busca estar mais conectado com o universo da beleza”. O segmento de comércio porta a porta, do qual faz parte, chegou a representar, em 2010, 21,66% das vendas de exemplares, segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.

iluminura ao estilo medieval
Descoberto por uma bibliotecária de Nova York em 1930, o Falsificador Espanhol, de quem não se sabe o nome, forjou obras medievais já no século 19. A partir de 30 de abril, a Casa Museu Ema Klabin faz exposição online com as duas páginas do artista que estão em sua coleção (uma acima) desde 1975  - Divulgação

DEIXA EU SONHAR Um levantamento da Nielsen, encomendado pela Record, mostra que a literatura de fantasia vendeu 61% mais em 2020 do que em 2019. Sinais da pandemia.

MAIO DE LINA​ A Companhia das Letras vai lançar em maio uma biografia de Lina Bo Bardi escrita por Zeuler R. Lima, arquiteto e professor da Universidade de Washington, fruto de uma pesquisa de 20 anos. Uma outra biografia da arquiteta, por Francesco Perrotta-Bosch, foi anunciada pela Todavia para o mesmo mês.

HISTÓRIA DO ÓRGÃO A Planeta adquiriu os direitos do próximo livro de Leah Hazard, “Útero”, que sai em 2023, dedicado aos mais diversos aspectos do órgão. A doula nascida nos Estados Unidos e que atua na Escócia é sucesso lá fora com o podcast “What the Midwife Said” (o que a parteira disse) e com seu livro de memórias, inédito por aqui, sobre como largou uma carreira na televisão para se dedicar a partos.

PRESUNTO E QUEIJO A Skript faz pré-venda no Catarse da HQ “O Pesadelo de Obi”, uma sátira ao ditador Teodoro Obiang, de Guiné Equatorial. Um de seus autores, o ilustrador Ramón Esono Ebalé, o Jamonyqueso, chegou a ser preso. A tradução é de Márcio dos Santos Rodrigues, historiador e pesquisador de estudos africanos e afro-brasileiros.

pagina de história em quadrinho
Página da HQ 'O Pesadelo de Obi', uma sátira ao ditador Teodoro Obiang, de Guiné Equatorial - Divulgação

Úrsula Passos (interina)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.