Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Avon deixará de vender livros em seus catálogos, o que preocupa editoras

Empresa fez do porta a porta importante canal de vendas no começo do século 21 e popularizou best-sellers

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Avon vai deixar de vender livros por meio de seu catálogo a partir do próximo semestre. Ainda que a importância da marca nas vendas venha caindo nos últimos anos, a notícia não agrada parte do mercado editorial.

Num país em que, segundo o IBGE, apenas 17,7% dos municípios tinham uma livraria em 2018, a capilaridade das revendedoras da marca de beleza era importante na popularização dos livros, dizem editores.

Segundo a Avon, a empresa passa por mudanças, que envolvem "uma revisão estratégica do nosso portfólio". A companhia diz ainda que "a oferta de determinados produtos na Revista de Moda e Casa não é condizente com o novo plano de negócios, que busca estar mais conectado com o universo da beleza". "Nossos parceiros comerciais foram comunicados com antecedência e estamos cumprindo prazos e honrando todos os compromissos previamente assumidos", completa.

duas mulheres sentadas num sofá e segurando livros
Em 2009, a Ilustrada fez reportagem sobre o fenômeno de vendas de livros pela Avon; na ocasião, fotografou a revendedora Avon Odete Sueko Nakamura Menezes Gonçalves (esq.) na casa de sua cliente Aurea dos Prazeres Martins, em São Paulo - Leticia Moreira - 9.set.2009/Folhapress

Além da revista por meio da qual as revendedoras da marca podem vender os produtos da Avon, há ainda a Moda e Casa, que divulga produtos de distribuição como acessórios de cozinha, roupas e livros, que já chegaram a ocupar mais de 20 páginas do catálogo. Hoje, os livros não chegam a figurar em dez.

Na virada dos anos 2000 para os anos 2010 a Avon foi responsável por uma importante expansão de vendas de livros no país, sobretudo de best-sellers. O segmento de comércio porta a porta, no qual a Avon está inserido, chegou a representar, em 2010, 21,66% das vendas em número de exemplares, segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros , o Snel, e pela Câmara Brasileira do Livro.

A Avon não revela seus números de vendas, porém foi responsável por metade dos exemplares de "Crepúsculo" vendidos no país no último trimestre de 2010, segundo afirmou uma gerente da empresa à revista Exame em entrevista de 2011.

As vendas pelo catálogo da empresa, contudo, vinham caindo nos últimos anos, segundo editores, que afirmam ter sido a Avon um colosso de vendas de livros. A partir de 2011 a venda porta a porta começa a perder espaço e, em 2019, representou 4,9% das vendas de exemplares.

Para editores, a inflação foi um dos responsáveis pela queda das vendas, já que, para emplacar no catálogo da Avon, era preciso que os livros tivessem preços muito abaixo dos encontrados em livrarias. Algumas editoras chegavam a fazer impressões especiais apenas para a marca, que chegou a vender um milhão de exemplares de um mesmo livro, segundo um dos editores ouvidos.

Úrsula Passos (interina)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.