Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Alberto Mussa retorna aos mitos com o ensaio literário 'A Origem da Espécie'

Record lança em maio obra que investiga o roubo do fogo e os questionamentos que dele advêm

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2011, o escritor carioca Alberto Mussa lançou "Meu Destino É Ser Onça", no qual reconstituía um mito tupinambá. Agora, o autor da pentalogia "Compêndio Mítico do Rio de Janeiro", que reúne histórias de crimes em 500 anos da cidade, se dedica a investigar o mito do roubo do fogo.

A Record lança em maio "A Origem da Espécie: O Roubo do Fogo e a Noção de Humanidade", um ensaio literário sobre as diversas versões desse mito e os sentidos e questionamentos que dele advêm.

"Que faz, então, um romancista, um contador de histórias como eu, no terreno do mito?", questiona ele no preâmbulo da obra após ponderar que mitos pertencem ao campo da etnologia.

E responde: "mitos são, no fim das contas, apenas mais um gênero de narrativa; embora seja, para mim, o gênero por excelência —o mais exuberante, o mais perfeito entre todos, por condensar o máximo de conteúdo com um mínimo de expressão".

O escritor Alberto Mussa na Flip de 2017 - Bruno Santos - 29.jul.2017/Folhapress

LUGAR DE MULHER A Bazar do Tempo adquiriu os direitos de "Economia Feminista", livro de 2020 da economista francesa Hélène Périvier no qual ela evidencia como a área é pautada por conceitos pensados por homens para estar a serviço de uma sociedade por eles dirigida. A obra tem prefácio de Thomas Piketty.

BEIRUTE DEVASTADA Em junho a Tabla lança "O Arador das Águas", da libanesa Hoda Barakat. A tradução é de Safa Jubran, que já verteu "Correio Noturno", da mesma autora, vencedor do Prêmio Internacional de Ficção Árabe, maior láurea literária do idioma.

ENCONTROS A editora Cobogó lança neste mês "Hans Ulrich Obrist: Entrevistas Brasileiras Vol. 2", no qual o curador suíço conversa com artistas e intelectuais brasileiros nascidos depois do ano de 1959.

PROTAGONISMO GAY Dois livros de autores brasileiros publicados nos Estados Unidos pela Scholastic dividem o prêmio de literatura jovem traduzida da Global Literature in Libraries Initiative, que busca dar visibilidade a obras estrangeiras. "Quinze Dias", de Vitor Martins, e "Você Tem a Vida Inteira", de Lucas Rocha, publicados aqui pela Alt e Galera, respectivamente, foram traduzidos por Larissa Helena.

NO ÁUDIO Depois de "Em Busca de Rubem Fonseca", sobre o contista morto no ano passado, o podcast 451 MHz prepara um novo episódio especial, para junho, desta vez dedicado a Lygia Fagundes Telles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.