Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Melhoramentos publica primeiro livro de Cleo Pires e investe em nova marca

Conhecida por livros infantis e didáticos, editora centenária quer ampliar público para leitores adultos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Melhoramentos passa nesta semana por uma mudança de marca, resultado de uma reestruturação ampla feita pela empresa centenária nos últimos anos.

Marcada pela literatura infantil e figurinha carimbada no ambiente escolar, a editora quer ampliar seu público com um investimento mais maciço em literatura young adult —jargão americano para obras de entretenimento para jovens— e livros de desenvolvimento pessoal voltados a adultos.

A casa assinou contrato, por exemplo, para publicar o primeiro livro da atriz Cleo Pires, uma obra de não ficção que deve sair perto do fim do ano. Outra novidade imediata é a contratação de Ana Beatriz Brandão, escritora de 19 anos com sucesso no gênero young adult, seguindo a adição do também autor de fantasia Raphael Draccon.

O investimento maior em ebooks, audiolivros e nos canais virtuais da editora também faz parte do novo plano, assim como uma nova roupagem a autores do catálogo, que conta hoje com 1.700 títulos.

Maior prata da casa, Ziraldo ganha em maio o livro-homenagem "Os Meninos Maluquinhos", coletânea de contos ilustrada por Fábio Yabu, numa proposta de trazer a nova geração para mais perto do cartunista de 88 anos.

ziraldo cercado de crianças
Capa de "Os Meninos Maluquinhos", coletânea organizada por Fábio Yabu que homenageia Ziraldo e sai em maio - Divulgação

Quem capitaneia a mudança é Fernanda Saboya, que assumiu o cargo de diretora-geral da editora há um ano, após uma carreira construída no marketing em empresas como Coca-Cola e agências como WMcCann. Ela afirma que entrou na empresa com "a missão de levar a editora para outro patamar".

Saboya trouxe consigo mudanças na área editorial, comandada desde dezembro por Viviane Maurey, que foi editora da Rocco e gerente da plataforma Ubook, de audiolivros.

O aspecto mais visível da mudança, para quem está de fora, será na logomarca da editora, adotada a partir desta sexta.

melhoramentos
Nova logomarca da editora Melhoramentos, que passa por rebranding - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.