Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Alison Bechdel traz suas 'Perigosas Sapatas' para o Brasil em nova coletânea

Quadrinista retratou vidas e relacionamentos de mulheres lésbicas em tiras que saem agora pela Todavia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Perigosas Sapatas”, uma coletânea que reúne o melhor das tirinhas que consagraram a quadrinista Alison Bechdel, vai sair em julho pela Todavia.

Originalmente intitulada “Dykes to Watch Out For”, a série de quadrinhos foi um marco na representação da comunidade lésbica na década de 1980 e continuou sendo publicada por mais de 20 anos, apresentando em seus traços uma coleção diversa de mulheres e seus relacionamentos homoafetivos.

mulheres se abraçando com a mão na bunda
Capa da edição brasileira de "Perigosas Sapatas", da quadrinista Alison Bechdel, que sai pela Todavia - Divulgação

A edição brasileira tem tradução da escritora Carol Bensimon e uma introdução especial em quadrinhos feita pela autora, também responsável pela premiada “Fun Home”.

Além disso, a editora vai publicar também “The Secret to Superhuman Strength”, o mais recente livro de memórias da quadrinista, que acaba de sair nos Estados Unidos. Mas esse fica para o ano que vem.

PARA GOSTAR DE LER O coletivo Mulheres Negras na Biblioteca inaugura na próxima quinta-feira uma plataforma online de trocas de livros de escritoras negras, com um acervo inicial de cerca de 200 obras que serão enviadas através dos Correios. Mais informações sobre o projeto estarão disponíveis a partir de quinta no endereço mulheresnegrasnabiblioteca.com.br

MAPA DE VERSOS A plataforma Brava, criada por um grupo de três escritoras e uma artista visual do Recife, entrou no ar na semana passada com o objetivo de traçar um panorama das mulheres poetas das regiões Norte e Nordeste do país. O objetivo é dar visibilidade a uma produção frequentemente ignorada em favor de escritores homens do Sudeste. A chamada para envio de material está aberta pelo site mapabrava.com.br

homens de cartola conversam
Ilustração de Fernanda Azou para a edição da Antofágica de ‘Assassinatos da Rua Morgue’, de Edgar Allan Poe, que sai em julho com posfácios do Alberto Mussa e Ilana Casoy - Divulgação

​​TRISTE, LOUCA... A Instante traz em junho, pela primeira vez no país, o romance “Nascimento e Morte da Dona de Casa”, da italiana Paola Masino. A obra teve sua primeira versão censurada pelo fascismo, por trazer uma visão de feminilidade que ia de encontro à ideologia do governo.

...OU MÁ A autora chegou a reescrever o livro, mas um bombardeio dizimou toda a nova tiragem e, em 1945, Masino enfim publicou um livro mais próximo do original. Com humor e doses de surrealismo, a personagem da dona de casa de Masino desafia com insolência o papel maternal e doméstico reservado às mulheres da Itália fascista —e não só.

LEVIATÃ E a Arqueiro publica em julho uma edição de luxo em três volumes do épico “A Revolta de Atlas”, da russa Ayn Rand, uma escritora influente na ideologia liberal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.