Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros AIDS

Editoras novatas se unem para criar clube de assinaturas de poesia

Entre os livros confirmados, o inédito 'Paterson', do americano William Carlos Williams, e um título de Jean-Luc Godard

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As editoras novatas Luna Parque, de 2015, e Fósforo, deste ano, se uniram para criar um clube de assinatura de poesia. Ainda sem data confirmada para começar e sem nome, o clube pretende lançar nove títulos por ano, que chegarão aos assinantes antes de serem lançados nas livrarias.

Entre os livros confirmados, obras reunidas das brasileiras Miriam Alves e Lu Menezes, o inédito por aqui “Paterson”, do americano William Carlos Williams, e um título do cineasta Jean-Luc Godard.

Os assinantes ainda receberão um mimo, livretos de tiragem limitada com poemas inéditos —como os Megamíni da editora 7Letras. Já se sabe que podem ser assinados por Ana Martins Marques e Edimilson de Almeida Pereira.

foto em preto e branco com pessoas sérias sentadas
A equipe da Biblioteca Americana em Paris em 1940, quando foram foco de resistência à ocupação nazista; a história é contada no livro 'A Biblioteca de Paris', de Janet Skeslien Charles, que sai em agosto pela Record - American Library in Paris

OUTRA PANDEMIA Publicado no Brasil em 1995 pela José Olympio e depois fora de catálogo, “Ao Amigo que não me Salvou a Vida” volta no ano que vem ao país com nova tradução pela Todavia. Lançada na França em 1990 e escrita pelo jornalista e fotógrafo Hervé Guibert, essa autoficção trata de um grupo de amigos, entre eles o filósofo Michel Foucault, devastado pela Aids. Guibert fala sobre sua própria doença, para a qual na época não havia ainda tratamentos eficazes, no livro. Ele morreu em 1991 por envenenamento dias após tentativa de suicídio.

DECIDIDO A Intrínseca adquiriu os direitos do novo livro do espanhol Fernando Aramburu, que sai em agosto por lá. Ainda sem título brasileiro, “Los Vencejos” (uma espécie de pássaro semelhante a andorinhas) acompanha um professor de ensino médio que planeja se suicidar. Entre seus amigos, um sobrevivente dos atentados de Madri, que matou quase 200 pessoas em 2004.

CANSEI A DBA publica em agosto seu primeiro título de uma brasileira. “Uma Mulher Sem Ambição” é o quarto romance da roteirista Sabina Anzuategui, de “Calcinha no Varal” (Companhia das Letras), e narra as gandaias de uma roteirista de TV na São Paulo de 2010 após largar o emprego.

A ÚLTIMA ABOLIÇÃO Sai em novembro, pela editora da Universidade de Cambridge, a tradução em inglês de “Flores, Votos e Balas”, livro da professora de sociologia da USP e colunista deste jornal Angela Alonso sobre o movimento abolicionista brasileiro.

HOMEM AVULSO Em setembro, a Companhia das Letras lança “Vida Desinteressante - Fragmentos de Memória”, com 70 crônicas de Victor Heringer, morto em 2018, publicadas na revista digital Pessoa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.