Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros quadrinhos

'Tornar-se Negro', de Neusa Santos Souza, volta às livrarias em setembro

Mês tem o importante livro da psicanalista negra com edição pela Zahar e novo quadrinho do americano Chris Ware

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Volta às livrarias pela Zahar, em setembro, “Tornar-se Negro”, importante livro de 1983 da psiquiatra e psicanalista baiana Neusa Santos Souza que está fora de catálogo.

Como diz a autora na introdução do volume, o livro representa seu “anseio e tentativa de elaborar um gênero de conhecimento que viabilize a construção de um discurso do negro sobre o negro, no que tange à sua emocionalidade”.

Além do prefácio original, de Jurandir Freire Costa, haverá um novo, de Maria Lucia da Silva, fundadora do Instituto AMMA Psique e Negritude, e sete textos curtos de Souza, cinco deles inéditos. Com tom pessoal, estavam na cópia de arquivos de seu computador que Souza deixou com a amiga Ana Beatriz Freire.

A editora Juliana Freire conta que a Zahar buscava os herdeiros de Souza há mais de um ano para negociar a nova edição. A psicanalista era filha única, assim como sua mãe, e não teve filhos. A partir dos registros da venda de seu apartamento no Rio de Janeiro após sua morte, eles chegaram aos herdeiros,
seis primos por parte de pai.

EM TEMPOSebos e livrarias independentes, como as paulistanas Simples e da Tarde e a carioca Leonardo da Vinci, estão organizando um manifesto e postagens nas redes sociais contra a privatização dos Correios. Eles temem que o serviço perca capilaridade em todo o território nacional, aumente os preços e extinga a modalidade módico-impresso, que permite que livros sejam despachados por valor até 50% menor que o do frete convencional.

Tudo a Ler

Receba toda quinta sugestões de leituras e novidades da literatura em seu email

  1. Assine a newsletter aqui

SEM TEMPO O aplicativo 12min, que oferece desde 2016 livros digitais e audiolivros em versão resumida, para ser lidos —sim, isso mesmo— em 12 minutos, cresceu 66% em 2020 nos 15 países em que está presente. Voltada à não ficção e com um catálogo sobretudo de autoajuda e negócios, a plataforma oferece também resumo de clássicos da filosofia, como o “Leviatã”, de Hobbes, e da literatura, como “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Segundo a empresa, o tema preferido dos leitores é o empreendedorismo.

CRINGES A partir de uma reportagem que publicou em 2019, a jornalista americana Anne Helen Petersen escreveu “Não Aguento Mais não Aguentar Mais – Como os Millennials se Tornaram a Geração do Burnout”, sobre como a geração Y chegou à total exaustão. A HarperCollins lança o livro por aqui em setembro.

Úrsula Passos (interina).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.