Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros tiktok

Jacó Guinsburg, editor lendário, terá livro inédito e debates em seu centenário

Fundador da editora Perspectiva, que morreu aos 97 anos em 2018, terá intenso programa de homenagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Perspectiva prepara um programa robusto de livros e eventos para marcar o centenário de um dos mais lendários editores brasileiros, Jacó Guinsburg, que fundou a casa em 1965, deu importantes contribuições intelectuais ao país e morreu em plena atividade aos 97 anos.

Para começar, a editora publica o volume inédito “Digitais de um Leitor”, compilação de textos de Guinsburg sobre livros que funciona como uma jornada por décadas da literatura. Sai pela tradicional coleção Debates.

Até o ano que vem, também serão publicados “Aventuras de uma Língua Errante”, em que o editor, nascido na então Bessarábia, versa sobre o iídiche e a cultura judaica que o formaram; e “A Obra de Arte Viva e Outros Textos”, tratado de Adolphe Appia sobre outra das paixões de Guinsburg, o teatro.

jacó guinsburg
Caricatura de Jacó Guinsburg feita por Pedro Maluf para publicação da editora Perspectiva - Divulgação

O ciclo “100 Jacó” terá ainda um documentário em longa-metragem, uma série de televisão dirigida por Evaldo Mocarzel e mesas de debate em parceria com o Sesc.

O pontapé inicial será no próximo dia 21, o dia do centenário, com uma conversa virtual sobre as memórias livreiras de Guinsburg. Participarão sua viúva, Gita, que é curadora de toda a programação ao lado de Abílio Tavares, e nomes como Celso Lafer, Plinio Martins Filho, Roberta Estrela D’Alva e Sérgio Kon.

COMO FAZER AMIGOS O efeito do TikTok na explosão de vendas de livros tem ido além das obras voltadas ao público juvenil. A Rocco viu “48 Leis do Poder”, um volume de autoajuda lançado por aqui em 1998, sumir das prateleiras na semana passada —a editora atribui a procura a um vídeo visto mais de 3 milhões de vezes na conta Estante da Julis, sobre como o livro foi banido em prisões nos Estados Unidos.

E INFLUENCIAR PESSOAS Depois da onda inesperada, a Rocco correu para relançar uma versão em capa dura da obra de Robert Greene, que acabou esgotada de um dia para o outro, e prepara uma nova edição de bolso. A obra, que se propõe a ensinar técnicas de manipulação e ascensão social, é popular entre celebridades e citada em várias letras de rap —e, sim, já foi proibida em presídios.

PÓSTUMAS A Carambaia lança em breve dois investimentos importantes em literatura brasileira novecentista. Primeiro, uma seleção de 17 contos de Machado de Assis pensada por Luiz Ruffato e intitulada “O Escrivão Coimbra”. Será uma antologia organizada, diz o escritor paulista, a partir de seu gosto pessoal, mas baseada no que considera a substância da literatura, “a perfeita adequação entre o quê e o como”. A editora trará ainda “A Família Medeiros”, segundo romance de Júlia Lopes de Almeida, uma trama sobre um inescrupuloso senhor de escravos que explicita os ideais abolicionistas da escritora.

SOB O CÉU DE PARIS Uma nova editora chega em breve à praça. A Paris de Histórias, fundada pela historiadora Natália Bravo, buscará suprir lacunas de tradução da literatura francófona no mercado brasileiro. O pontapé inicial será com “La Couleur de l’Aube”, ou a cor do amanhecer, da haitiana Yanick Lahens, vencedora do prêmio Femina e inédita no Brasil. Bravo também publicará uma novela de próprio punho, inspirada na literatura de Annie Ernaux.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.