Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Censura a beijo gay por Crivella na Bienal inspira livro de curador do evento

Romance juvenil de Felipe Cabral lembra episódio em que prefeito tentou vetar gibi da Marvel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos curadores da Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano, o escritor Felipe Cabral está para lançar um romance inspirado no episódio que marcou a última edição do evento.

"O Primeiro Beijo de Romeu", que sai pelo selo jovem Galera Record, remete diretamente à tentativa de censura do então prefeito Marcelo Crivella a um gibi da Marvel que trazia dois homens se beijando —a ilustração da capa mostra uma cena muito parecida.

dois homens se beijam
Capa do romance 'O Primeiro Beijo de Romeu', de Felipe Cabral, que sai pela Galera Record - Divulgação

A trama acompanha um adolescente que é forçado para fora do armário depois que é flagrado beijando um colega na biblioteca. O evento acaba desembocando na proibição do livro do pai do protagonista, um autor conhecido por pautar a diversidade sexual.

É o primeiro romance de Cabral, roteirista com trabalhos na Globo e na Amazon, que foi anunciado como
parte do coletivo de curadores da Bienal na semana passada, ao lado de nomes como o da cineasta Rosane Svartman, o jornalista Edu Carvalho, o produtor cultural Julio Ludemir e as escritoras Ana Paula Lisboa e Eliana Alves Cruz.

O objetivo, segundo o comunicado do evento, é que esta Bienal seja representativa de todas as perspectivas e públicos. O evento acontece de 3 a 12 de dezembro no Rio.

NÃO SE AFOBE NÃO A Todavia prepara uma adição de peso ao seu catálogo com o americano Richard Powers, que venceu o Pulitzer há dois anos com "The Overstory", seu penúltimo romance —que só deve sair pela editora em 2023.

NADA É PARA JÁ Antes, em 2022, a casa traz o livro mais recente de Powers, "Bewilderment", que está entre os finalistas do Booker. O título, traduzido por algo como "perplexidade", acompanha um astrobiólogo que estuda vida extraterrestre e se vê tentado a adotar drogas experimentais para tratar impulsos violentos de seu filho —Powers é conhecido por beber de temas científicos em suas obras.

ECO DE ANTIGAS PALAVRAS "Um Homem Só", que chega às lojas neste mês, é o primeiro passo de uma aposta mais ampla da Companhia das Letras na literatura de Christopher Isherwood, que andava fora de catálogo e é um dos principais autores a pautar a homoafetividade nos Estados Unidos do século 20. A partir de 2022, a editora traz "Adeus Berlim", "Os Destinos do Sr. Norris" e o autobiográfico "Christopher e os Seus".

UMA CIDADE SUBMERSA Lisa Genova, neurocientista e autora de "Para Sempre Alice", traz pela HarperCollins seu primeiro livro de não ficção, "Memória: A Ciência da Lembrança e a Arte do Esquecimento", best-seller do New York Times.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.