Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Editora José Olympio faz 90 anos e resgata coleções tradicionais de sua história

Casa publica 'Seleta' de Marcelino Freire e recupera projeto gráfico dos anos 1940

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das mais tradicionais editoras brasileiras, a José Olympio, chega em novembro aos 90 anos abrigada pelo grupo Record, que prepara uma série de lançamentos na data.

O primeiro é a "Seleta" de Marcelino Freire, projeto que se propõe a convidar o autor para selecionar o melhor de sua obra, ao estilo do que o editor Paulo Rónai fazia na década de 1970. Com capa do xilogravurista Ciro Fernandes, a obra sai já no próximo mês.

A casa também resgatará títulos da coleção Rubaiyat, celebrada na década de 1940, com um esforço de recuperar o mesmo projeto gráfico que foi veiculado na época.

Além disso, a José Olympio tem voltado a apostar em autores contemporâneos e, nessa linha, destaca a coletânea de contos inéditos "Dias de Domingo", que reunirá grandes nomes em atividade como Noemi Jaffe, Sérgio Rodrigues e Giovana Madalosso. Devem ser ao todo 15 livros para celebrar a editora nonagenária.

dave grohl
APRENDENDO A ANDAR DE NOVO Dave Grohl, do Foo Fighters, foi confirmado no Lollapalooza em 2022 —e revelará seu lado escritor com ‘O Contador de Histórias’, que sai em janeiro pela Intrínseca - Magda Wosinksa/Divulgação

ÁGUA E FOLHA DA AMAZÔNIA A Flip anuncia dois novos convidados para sua festa temática de plantas. A coreana Han Kang, que publicou o elogiado "A Vegetariana" e o mais recente "Atos Humanos" pela Todavia, é uma das presenças confirmadas. E o americano Kim Stanley Robinson, da ficção científica sobre o aquecimento global "Nova York 2140", da Planeta, também participará.

O CHEIRO DOS LIVROS... Em mais um lançamento que antecipa o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Nova Fronteira publica textos sobre os modernistas que, em sua maioria, saíram na imprensa e nunca foram editados em livro. Há, por exemplo, um de Mário de Andrade sobre Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, assim como de Rubem Braga e Walmir Ayala sobre o próprio Mário. Sai em dezembro pela coleção Biblioteca Diamante.

...DESESPERADOS E o selo Trama, do mesmo grupo, publica em novembro uma antologia de releituras de contos de fadas em tom de terror. Entre os 20 autores com textos em "Maldição", que tem projeto gráfico caprichado, estão Neil Gaiman, Catriona Ward, Tim Lebbon e Margo Lanagan.

A FLOR DA PRIMEIRA MÚSICA São Paulo está para ganhar mais uma livraria de rua. A Livraria do Brooklin foi criada pela jornalista e historiadora Victoria Mantoan, que, ao se mudar para o bairro na zona sul, sentiu falta de um espaço de convivência como esse. Por isso, além de vender livros, a casa num sobrado reformado dará prioridade ao conforto dos visitantes, com sofás para leitura, mesas de trabalho e um café. Vai abrir no próximo sábado, na rua Hollywood, 275.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.