Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Aimé Césaire e 'Condenados da Terra', de Fanon, ampliam lançamentos decoloniais

Torrente de novos livros que pensam os efeitos do colonialismo ganha adições de peso em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A partir do próximo ano, as livrarias ganham algumas contribuições de peso no pensamento sobre a diáspora africana. Enquanto a Zahar investe em obras essenciais de Frantz Fanon, a Bazar do Tempo aposta em livros de Aimé Césaire e Patrick Chamoiseau.

Os três intelectuais negros, nascidos na Martinica em diferentes gerações, refletem sobre os efeitos da colonização e do racismo em abordagens que se complementam.

Fanon, psiquiatra que teve recentemente editados "Pele Negra, Máscaras Brancas" e "Por uma Revolução Africana", agora terá talvez seu livro mais famoso, "Os Condenados da Terra", em uma grande editora. A Zahar lança a obra no primeiro semestre de 2022. E, no ano seguinte, a casa traz "O Fim do Colonialismo: Sociologia de uma Revolução".

Já Césaire, celebrado poeta e político cujo "Discurso sobre o Colonialismo" saiu por aqui ano passado, terá publicado "Toussaint Louverture: A Revolução Francesa e o Problema Colonial", estudo historiográfico sobre o líder revolucionário haitiano, pela Bazar do Tempo ano que vem.

A mesma editora é também responsável por trazer Chamoiseau, escritor contemporâneo que venceu o Goncourt por "Texaco", que traz agora ao Brasil seu ensaio "Escrever em País Dominado".

As publicações que destrincham o pensamento decolonial têm sido torrenciais nas editoras do país. O investimento da Bazar, aliás, vem na esteira do lançamento de Édouard Glissant, ainda outro martinicano, na Bienal de São Paulo com "Poética da Relação".

VOLTA DO MUNDO, CAMARÁ "Torto Arado", por sua vez, está colonizando terras cada vez mais longínquas. A Marco Polo Press, na Coreia do Sul, e a Lijiang Publishing Limited, na China, acabaram de comprar os direitos do romance de Itamar Vieira Junior. Agora, a história sobre as irmãs Belonísia e Bibiana já conta 15 edições fora do Brasil.

REFAZENDA O podcast "Vinte Mil Léguas", que procura ler cientistas como escritores e acaba de estrear sua segunda temporada, vai virar livro pela editora Fósforo em fevereiro. As autoras, Leda Cartum e Sofia Nestrovski, adaptaram e ampliaram o roteiro da primeira temporada, que dissecava "A Origem das Espécies" de Darwin de forma acessível.

CÉREBRO ELETRÔNICO E Roger Penrose lança por aqui sua primeira obra desde que ganhou o Nobel de física, em 2020. No livro "Sombras da Mente", que apresenta numa live da editora Unesp dia 30, ele reflete sobre a inteligência artificial e aponta o caminho de uma ciência capaz de explicar a mente humana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.