Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Elena Medel sai no Brasil com romance feminista que entrelaça duas gerações

Espanhola entra no catálogo da Todavia no próximo ano com estreia elogiada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A espanhola Elena Medel, que tem sólida carreira como poeta e editora, terá seu primeiro romance publicado no Brasil ano que vem pela Todavia.

"As Maravilhas", lançado ano passado e já alvo de uma dezena de traduções, acompanha o mesmo dia na vida de duas mulheres com 30 anos de diferença de idade, mas com uma grande similaridade entre si: ambas se mudam de Córdoba para Madri para escapar da precariedade financeira.

O livro usa as duas narrativas para refletir sobre a história da Espanha e a evolução do movimento feminista —o dia que os leitores acompanham na vida de María e Alicia, aliás, é 8 de março.

mulher entre facas e cartas de taro
Amanda Miranda ilustra 'O Beco das Ilusões Perdidas', de William Lindsay Gresham, que inspirou o próximo filme de Guillermo Del Toro e acaba de sair pela Planeta - Divulgação

QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA Isabel Lustosa, uma das principais pesquisadoras a estudar a história da imprensa brasileira, organiza com Rita Olivieri-Godet uma coleção de artigos sobre a interseção entre a literatura e o jornalismo, que chega às lojas pela editora 7Letras.

Baseado em um seminário realizado na Fundação Rui Barbosa, "Imprensa, História e Literatura" se divide em três volumes, com estudos sobre nomes essenciais das letras novecentistas, como Machado de Assis, José de Alencar e Gonçalves Dias, até mais contemporâneos como Nelson Rodrigues e Antonio Callado, além de estrangeiros como Charles Dickens e Fiódor Dostoiévski.

ELA PENSA EM CASAMENTO A Intrínseca lança na semana que vem, pela primeira vez no Brasil, a adaptação em livro de "Amor, Sublime Amor" —ou "West Side Story", como o enredo é mais conhecido. A história do amor proibido de Tony e Maria está para ganhar uma nova roupagem cinematográfica pelas mãos de Steven Spielberg, com estreia prevista para dezembro.

E EU NUNCA MAIS FUI À ESCOLA O livro do americano Irving Shulman tem um percurso curioso: é uma adaptação em livro feita posteriormente ao musical original da Broadway, que virou um clássico do cinema nas mãos de Robert Wise e Jerome Robbins em 1961. Shulman é considerado um dos pioneiros da adaptação de roteiros em romances.

SOL DE QUASE DEZEMBRO O único escritor a marcar presença na lista de finalistas dos prêmios Jabuti, Oceanos e São Paulo é o gaúcho Jeferson Tenório, com "O Avesso da Pele", da Companhia das Letras. A casa, aliás, prepara para o ano que vem uma reedição de "Estela sem Deus", romance que ele lançou pela editora Zouk em 2018.

POR ENTRE FOTOS E NOMES A HarperCollins publica em fevereiro "Quem Traiu Anne Frank?", relato que se propõe definitivo sobre os fatos que levaram à morte da garota durante o Holocausto. Rosemary Sullivan parte de uma investigação do FBI que fez novas descobertas sobre os dias que antecederam a prisão da família de Frank a partir da análise de milhares de documentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.