Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Inédito de Chacal marca a estreia da Zazie Edições no mercado de livros impressos

Um dos principais poetas do país lança 'Brotou Capivara' pela casa que antes trabalhava com obras virtuais em acesso aberto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um volume inédito de poemas de Chacal vai inaugurar a publicação de livros impressos na Zazie Edições, que até aqui trabalhava apenas oferecendo obras em formato virtual e acesso livre.

A empresa, fundada há seis anos, considera esta sua entrada no mercado editorial, já que será sua primeira obra comercializada. Como diz Laura Erber, que fundou a editora, a ideia inicial era aperfeiçoar práticas de "open access" que atendiam mais tipicamente ao ambiente acadêmico.

O novo passo vem da vontade de ampliar o catálogo com obras que "demandam a experiência da leitura no formato do objeto livro" e da necessidade de equilibrar melhor as contas. "Não queríamos passar a cobrar pelo acesso aos digitais, mas precisamos que o projeto seja autossustentável, e a venda é um dos caminhos", diz Erber, que dirige a editora hoje com Maria de Andrade.

chacal
O poeta Chacal em lançamento da revista Serrote em 2011 - Folhapress

Para a estreia, apostaram em "Brotou Capivara", primeiro livro em cinco anos de um dos principais poetas brasileiros em atividade, surgido no contexto da chamada geração mimeógrafo, nos anos 1970.

A edição, ilustrada por desenhos de Erber, terá lançamento presencial no próximo dia 15, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, quando Chacal fará a leitura de alguns poemas acompanhado de música de Alexandre Brasil.

grupo de pessoas observa estátua
O arquiteto Le Corbusier, de gravata-borboleta, em sua única visita ao Palácio Capanema, do qual foi um dos idealizadores; a fotografia de 1962 consta no livro 'Capanema Maru', em que Sandra Branco Soares conta a história do edifício - Arquivo Central do Iphan-RJ

PAGODE RUSSO A semana traz um grande acontecimento para amantes de literatura russa —"Tchevengur", de Andrei Platônov, ganha sua primeira edição em português pela Ars et Vita, em tradução de Maria Vragova e Graziela Schneider.

SONHEI QUE ESTAVA EM MOSCOU É um dos maiores romances da Rússia do século 20, na opinião de Irineu Franco Perpetuo, que publicou o guia "Como Ler os Russos" em abril. Ele participa do lançamento que acontece neste sábado, às 16h, na Casa das Rosas.

MANDACARU A Ubu prepara em janeiro o próximo livro de Stefano Mancuso, um dos convidados que abrem a Flip neste sábado. "A Incrível Viagem das Plantas" será lançado no clube de assinatura da Flip, em parceria com a editora e a livraria Dois Pontos.

TODA MENINA A Tordesilhas deve lançar em fevereiro "A Mulher de Montparnasse", romance em que a alemã Caroline Bernard ficcionaliza a vida de Simone de Beauvoir, contando sua formação como escritora e os conflitos da paixão por Jean-Paul Sartre.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.