Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livros de Annie Ernaux ganham reforços de peso no Brasil nos próximos meses

Autora de 'O Lugar' terá mais dois lançamentos inéditos, em ano que traz ainda Deborah Levy e Hanya Yanagihara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os leitores que descobriram, ou redescobriram, a literatura de Annie Ernaux no ano passado vão ter uma chance de mergulhar ainda mais fundo na obra da escritora.

A Fósforo, editora responsável pela momentosa edição de "O Lugar" e pela republicação de "Os Anos", que já havia saído pela Três Estrelas, prepara mais dois lançamentos inéditos no Brasil ainda este ano.

Já em fevereiro chega "O Acontecimento", em que Ernaux narra a experiência de um aborto feito na juventude com sua prosa única, em que discorre sobre suas intimidades com distanciamento.

O livro serviu de base para o filme homônimo dirigido pela francesa Audrey Diwan, que levou o prêmio máximo no último Festival de Veneza e tem previsão de chegar aos cinemas brasileiros em abril.

E no segundo semestre, a editora publica ainda "A Vergonha", sobre uma experiência traumática de violência que a escritora presenciou na época de sua infância.

capa macunaíma
O projeto editorial e a capa da edição de 'Macunaíma', de Mário de Andrade, que sai agora pela José Olympio são os mesmos da versão que saiu em 1937 pela mesma editora - Divulgação

CHEGA ESTAMPADO... Uma revista literária está prestes a nascer. O primeiro número da Morel, publicação bimestral editada pelo escritor Ronaldo Bressane com projeto gráfico de Eduardo Kerges e direção de arte de Eva Uviedo, sai em fevereiro propondo uma conversa entre literatura e fotografia.

...MANCHETE, RETRATO A edição de estreia tem trabalhos de J.R. Duran, Joca Reiners Terron, Giovana Madalosso, Edimilson de Almeida Pereira, Luiz Braga, Santiago Nazarian e Fabrício Corsaletti, entre outros. Bressane afirma que a ideia é fazer as linguagens dialogarem. "Textos conversando com fotos, fotos conversando com textos. Fotógrafos escrevendo, escritores fotografando. Longos ensaios fotográficos, narrativas longas, prosas breves, poemas, tudo inédito —e até algum jornalismo."

CANTAR ATÉ O FIM A Autêntica vai robustecer seu selo estreante de literatura contemporânea com dois livros da sul-africana Deborah Levy, "The Cost of Living" e "Real State". As obras, inéditas por aqui, completam a trilogia autobiográfica da escritora, cujo primeiro livro, "Coisas que Não Quero Saber", saiu há cinco anos pela editora e agora integrará a nova coleção. Ambos devem sair no final do ano.

LÍNGUA Falando em grandes vozes da literatura em inglês, a Companhia das Letras traz daqui a alguns meses o elogiado "Ao Paraíso", da americana Hanya Yanagihara, um ambicioso romance de mais de 700 páginas que mistura distopia e realismo ao reescrever 200 anos de história dos Estados Unidos com foco em diversas reencarnações de um homem gay.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.