Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livros picantes de Pedro Almodóvar voltam em edição única pela Tusquets

Cineasta terá reeditados seus contos sobre uma atriz pornô e sua novela sobre absorventes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Tusquets, parte da operação da Planeta no Brasil, acaba de comprar os direitos de dois livros do espanhol Pedro Almodóvar que já haviam saído no país há algumas décadas e agora serão editados em conjunto pela primeira vez.

O livro reúne "Patty Diphusa", compilado das memórias de uma atriz pornô ficcional na fogosa Madri dos anos 1980, e a novela "Fogo nas Entranhas", sobre um magnata da indústria de absorventes que prepara um libidinoso plano de vingança. O primeiro livro já teve edições pela Martins Fontes e pela Azougue. O segundo saiu pela Dantes no começo do século.

pedro almodóvar
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar durante o Festival de Cannes em que apresentou 'Dor e Glória' - AFP

A previsão é que o volume saia em agosto —espera-se que depois de os brasileiros enfim terem acesso ao aguardado "Madres Paralelas", mais recente filme de Almodóvar que pode render uma indicação ao Oscar a Penélope Cruz. A Netflix promete o lançamento no Brasil para os próximos meses, ainda sem definir data.

O ano se anuncia animado para a literatura feita por cineastas, já que também devem chegar à praça dois novos livros de Werner Herzog. Vamos ver se alguma editora se anima a resgatar a preciosa obra de Peter Bogdanovich, morto nesta quinta, que está quase toda fora de catálogo.

ADIVINHE QUEM VEM... A Dublinense vai publicar uma das grandes sensações literárias da França em 2021. "Se Adaptar", romance de Clara Dupont-Monod, ganhou prêmios como o Goncourt des Lycéens e o Femina e já vendeu impressionantes 250 mil cópias.

...PARA JANTAR O livro conta a história de uma criança que nasce com deficiência, mas pela perspectiva de seus três irmãos, não de seus pais, numa narrativa elaborada pelas pedras do casarão onde moram.

mulher com cabelos rosados e cacheados em meio a vários desenhos de pentes
Esta ilustração de Jônatas Moreira estampa a capa da nova edição da Todavia para ‘Esse Cabelo’, de Djaimilia Pereira de Almeida; o livro chegou ao país em 2017 pela LeYa - Divulgação

À MESTRE, COM CARINHO A canadense Anne Carson, nobelizável que teve um de seus livros essenciais, "Autobiografia do Vermelho", publicado pela primeira vez por aqui ano passado, não demora a voltar às livrarias brasileiras. A Relicário planeja ainda para este semestre uma tradução inédita de "Short Talks", livro de poemas de 1992, feita por Laura Erber e Sérgio Flaksman.

​​​​LÍRIOS DO CAMPO Dois brasileiros que lançaram romances de estreia pela Companhia das Letras no ano passado vão ampliar o alcance de seus livros. "A Palavra que Resta", de Stênio Gardel, teve seus direitos de publicação vendidos para a editora italiana Mendel e para a americana New Vessel. Já "Apague a Luz se For Chorar", que Fabiane Guimarães lançou pela Alfaguara, deve ganhar uma adaptação para o cinema nas mãos do produtor e diretor Flávio Tambellini.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.