Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Geovani Martins estreia em romances e Bernardine Evaristo publica memórias

Carioca virou fenômeno literário com contos de 'O Sol na Cabeça', e britânica venceu Booker por 'Garota, Mulher, Outras'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor carioca Geovani Martins, que estourou em 2018 com o livro de contos "O Sol na Cabeça", prepara para o segundo semestre deste ano o seu primeiro romance.

"Via Ápia", cujo título remete à principal via de acesso à favela da Rocinha, acompanha uma turma de jovens que tem sua vida abalada pela operação policial Choque de Paz, que avançou sobre a comunidade em novembro de 2011.

A estreia de Martins foi um acontecimento literário quatro anos atrás. Desconhecido e então com 26 anos, ele vendeu mais de 50 mil exemplares de seus contos num momento em que a ficção nacional não gozava da onda de popularidade recente que a acometeu nos anos após "Torto Arado".

homem de cabelo encaracolado loiro e barba
O escritor Geovani Martins durante evento de lançamento de 'O Sol na Cabeça' - Reinaldo Canato - 19.mar.2018/Folhapress

E outro fenômeno literário também está prestes a dar o ar da graça de novo. No caso, é a britânica Bernardine Evaristo, vencedora do prêmio Booker com "Garota, Mulher, Outras" três anos atrás, que agora publica seu "Manifesto".

Recém-lançado internacionalmente, o livro é uma espécie de autobiografia que mistura o percurso da escritora até se tornar a primeira negra a ganhar o Booker com suas opiniões sobre o cenário político e cultural de seu tempo.

As duas obras estão entre as apostas do ano da Companhia das Letras, que já tinha sido responsável por publicar a estreia de ambos os autores no país.

pintura de homem negro de óculos
A capa de ‘30 Poemas de um Negro Brasileiro’, antologia inédita de Oswaldo de Camargo, foi pintada pelo artista O Bastardo; o livro sai pela Companhia das Letras este mês - O Bastardo/Divulgação

MENTIRAS Já a Ubu coloca suas fichas, em junho, no livro de ensaios do professor de filosofia Rodrigo Nunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que tem se destacado como voz analítica original dos anos bolsonaristas. "Do Transe à Vertigem" reúne sete ensaios escritos pelo autor nos últimos três anos, buscando entender as condições que deram origem a esse movimento, os impasses que ele gera no tabuleiro político e o que precisa mudar na atuação de seus opositores.

SEXO A pesquisadora Eliane Robert Moraes lança sua "Seleta Erótica" de Mário de Andrade com um evento na biblioteca homônima ao modernista, em São Paulo, com músicas, performances e palestras a partir do próximo dia 21.

VIDEOTAPE Walter Isaacson, biógrafo de nomes como Leonardo da Vinci e Steve Jobs, prepara uma biografia de Elon Musk, o homem mais rico do mundo e, ao que tudo indica, futuro bambambã do Twitter. Em entrevista ao New York Times, Isaacson disse que biografar Musk é como tentar "tomar notas enquanto se bebe água de uma mangueira". No Brasil, a Intrínseca publicou os últimos livros do autor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.