Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras

Colleen Hoover se torna mais vendida do ano e atropela J.K. Rowling e Julia Quinn

TikTok impulsiona livros da americana, autora de 'É Assim que Acaba', e confirma sua influência estrondosa no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A americana Colleen Hoover atropelou a concorrência, com uma mãozinha do TikTok, e se tornou a autora mais vendida do Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo um levantamento feito pela Nielsen para a Record, que edita a escritora no país.

Segundo a consultoria, Hoover vendeu mais que a soma de dois outros fenômenos de literatura young adult, J.K. Rowling e Julia Quinn, e superou pesos-pesados como Sarah J. Maas, Alice Oseman e Taylor Jenkins Reid. A editora aproveitou a temperatura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo para lançar um inédito, "Uma Segunda Chance", e um novo box da autora.

mulher loira fala ao microfone
A americana Colleen Hoover em uma palestra lotada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2015 - Zô Guimarães - 6.ago.2015/Folhapress

O resultado consolida o bom momento da Galera Record, selo jovem da casa e hoje responsável por metade do faturamento de todo o grupo Record, segundo a editora-executiva Rafaella Machado.

Hoover lucrou mais nos últimos seis meses do que em toda a sua carreira no Brasil, segundo a editora, e o curioso é que o puxador de vendas não é um lançamento, mas "É Assim que Acaba", drama sobre um relacionamento abusivo publicado aqui há quatro anos. O motivo –a obra viralizou de repente no TikTok.

"O TikTok revolucionou esse mercado jovem, mudou até as práticas de direitos autorais", diz Machado. "Antes você comprava os direitos, fazia o marketing do livro e acabou. Agora você procura ver que tipos de histórias emocionam as pessoas e isso pauta o que vamos comprar e lançar."

É lugar-comum entre editores que os booktokers são mais eficientes em impulsionar o mercado e criar hábito de leitura entre jovens do que qualquer outra rede social. E Machado tem procurado estar atenta às sensibilidades de leitores e leitoras no aplicativo.

"Durante a pandemia, as pessoas liam muita fantasia como Sarah J. Maas para escapar da realidade. Agora, têm buscado esses livros sobre relações humanas, comédias ou dramas com fortes emoções, talvez como um jeito de suprir a falta de contato nos últimos dois anos."

desenho de menino mexendo no chapéu; em sua sombra se vê um caracol na cabeça
Ilustração de Orlando Pedroso para o poema 'O Menino do Caracol', do português Fernando Pessoa, que sai em livro pela Global - Divulgação

RASPUTIN... A editora Vestígio vai publicar a primeira ficção de Giuliano Da Empoli, autor de "Os Engenheiros do Caos", livro que se tornou referência sobre o funcionamento das fake news em escala global. "O Mago do Kremlin" acaba de ser lançado na Europa e chega ao Brasil em outubro.

...DE PUTIN O livro romanceia a história de Vladislav Surkov, homem-forte de Vladimir Putin durante 20 anos, propagandista de seu regime e considerado um dos principais estrategistas da máquina de desinformação em atividade na Rússia. Foi durante a pesquisa para "Os Engenheiros do Caos" que Da Empoli decidiu transformar o estrategista em personagem de romance, agora chamado Vadim Baranov.

​​EMPALHADOS A gaúcha Carol Bensimon publica em agosto seu primeiro livro após ganhar o Jabuti de melhor romance por "O Clube dos Jardineiros de Fumaça". "Diorama" conta a história de uma taxidermista que precisa revirar seu passado quando o pai —um homem acusado de um crime político que mexeu com Porto Alegre— recebe o diagnóstico de uma doença grave.

CENAS DE UM CASAMENTO E a Carambaia pôs na praça um livro que reúne novelas do casal Liev Tolstói e Sófia Tolstaia —ele, há muito estabelecido como um dos pais da literatura russa, ela tendo sua obra descoberta de forma tardia nas últimas décadas. "Tolstói & Tolstaia" traz as primeiras traduções brasileiras das novelas "De Quem É a Culpa?" e "Canção sem Palavras", de Tolstaia, além da célebre "Sonata Kreutzer" do marido, que dialoga diretamente com um dos textos da autora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.