Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Ruy Castro se candidata à Academia Brasileira de Letras com status de favorito

Eleição para vaga de Sergio Paulo Rouanet é em outubro; escritor recebeu prêmio Machado de Assis da instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor Ruy Castro, colunista deste jornal e um dos mais reconhecidos biógrafos do país, inscreveu sua candidatura à cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras, deixada vaga pela morte de Sergio Paulo Rouanet neste mês.

O jornalista de 74 anos acaba de receber da instituição o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra e é tido como favorito. Mas ele diz a esta coluna não ver "a eleição como certa". "Estou em campanha, como deve ser, e seria uma honra suceder Rouanet."

O jornalista e escritor Ruy Castro - Eduardo Knapp/Folhapress

Ele afirma ter apresentado sua candidatura ao presidente da casa, Merval Pereira, assim que a disputa se abriu. Há outros dois postulantes, os escritores Raquel Naveira e Jackeson dos Santos Lacerda, mas as inscrições podem ser feitas até 6 de agosto. A eleição acontece dois meses depois.

Castro é autor de biografias de referência de Carmen Miranda ("Carmen"), Garrincha ("Estrela Solitária") e Nelson Rodrigues ("O Anjo Pornográfico"). Também ficou célebre por obras sobre a história da cultura como "Chega de Saudade", "A Noite do Meu Bem" e "Metrópole à Beira-Mar".

Em agosto, lança o romance "Os Perigos do Imperador" pela Companhia das Letras. Curiosamente, o primeiro livro de ficção publicado por Castro, em 2000, era protagonizado por Olavo Bilac —um dos fundadores da Academia, exatos 125 anos atrás.

EVANGELHO SEGUNDO BALZAC​ A Biblioteca Azul está enfim retomando a publicação de "A Comédia Humana", monumento literário de Honoré de Balzac, agora em livros digitais. Os volumes dez e 11 do total de 17 tomos da obra do francês serão disponibilizados em agosto —os primeiros nove volumes saíram em edições impressas de 2012 a 2015. A ideia é publicar dois volumes por ano, sempre em ebook. Vale ressaltar que a tradução segue a mesma coordenada por Paulo Rónai na primeira publicação integral da obra no Brasil, pela Livraria do Globo na década de 1940.

TEOREMAS Objeto de mostras no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini vai ampliar seu espaço também nas prateleiras. A editora Nós está para lançar, em agosto, uma versão ampliada do livro de Maria Bethânia Amoroso com ensaios sobre o diretor. Além disso, acabou de comprar sua coletânea de poemas, publicada nos áureos tempos da Cosac Naify.

DECAMERÃO O romance "Os Coadjuvantes", que Clara Drummond lançou pela Companhia das Letras, vai ganhar traduções na Holanda e nos Estados Unidos, neste pela prestigiosa Farrar, Straus and Giroux.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.