Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Paul Preciado e mangá lésbico pioneiro ampliam biblioteca da sexualidade

Zahar publicará mais quatro livros do filósofo trans, enquanto Veneta traz a japonesa Kuniko Tsurita pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duas novidades ampliam a presença no Brasil de autores que repensam a sexualidade de maneiras bem distintas.

Primeiro, a Zahar amplia a publicação de Paul B. Preciado, filósofo transexual com um dos pensamentos mais sofisticados da atualidade, buscando se tornar de vez a casa do intelectual no Brasil. Para isso, comprou e relançará seu "Manifesto Contrassexual" até o fim do ano, tratamento que também terão em breve "Testo Junkie" e "Pornotopia", publicados antes pela N-1.

E ainda em 2022, a editora que já é dona de "Um Apartamento em Urano" traz o inédito "Eu Sou o Monstro que vos Fala", baseado num discurso feito por Preciado em Paris.

Além disso, já na virada para setembro a editora Veneta publica "A Tragédia da Princesa Rokunomiya", reunião da obra da japonesa Kuniko Tsurita, quadrinista pioneira ao pautar relacionamentos lésbicos em mangás já nos anos 1960 —quando era raro haver mulheres nesse mercado.

O volume robusto apresenta aos brasileiros o trabalho de Tsurita desde suas publicações na revista de vanguarda Garo até seus trabalhos derradeiros na década de 1980.

página de mangá em preto e branco
Trecho de 'A Tragédia da Princesa Rokunomiya', de Kuniko Tsurita, mangá lésbico publicado pela Veneta - Reprodução

PRIMEIRA PÁGINA Uma nova editora, a Quina, está abrindo seu espaço no mercado. Priorizando publicações de não ficção e textos acadêmicos de fundo de catálogo, a casa vai explorar as intersecções entre história, artes, psicanálise, filosofia e ciências sociais. A estreia é já este mês com "O Grande Desatino - Mudanças Climáticas e o Impensável", elogiada e ampla reflexão sobre a crise do clima escrita pelo indiano Amitav Ghosh.

BOY LIXO A cartunista e artista plástica Bruna Maia, que lançou a coletânea de quadrinhos "Parece que Piorou" há alguns anos pela Companhia das Letras, publica em setembro seu primeiro romance pela Rocco. A história gira em torno do plano de vingança criativo e alucinante de uma mulher contra o ex-namorado com quem tinha um relacionamento tóxico —um tema nada estranho para quem conhece o trabalho da artista.

...E LUXO A trama vem acompanhada de desenhos e pinturas da própria autora, que os exibe na exposição individual "Loca; Inestable" a partir deste sábado, às 15h, na 9ª Arte Galeria, espaço paulistano especializado em quadrinhos.

BEIJO E o thriller que estava nos planos de Jô Soares no momento de sua morte deve render só como anedota, mesmo. O escritor não tinha avançado no romance, então não há chance de a obra entrar no rol de livros inacabados que vêm à luz de maneira póstuma. É improvável, contudo, que a Companhia das Letras dê por encerradas as publicações envolvendo Jô, autor próximo ao coração da casa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.