Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Conheça 'Salvar o Fogo', novo romance de Itamar Vieira Junior que sai em abril

Obra é a primeira escrita depois de 'Torto Arado' e continua a explorar relação das pessoas com a terra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O segundo romance de Itamar Vieira Junior, quatro anos depois do terremoto de "Torto Arado", se chamará "Salvar o Fogo" e sairá pela Todavia em abril.

itamar vieira junior fala ao microfone
O escritor Itamar Vieira Junior, autor do inédito 'Salvar o Fogo' - Zanone Fraissat/Folhapress

O escritor baiano, também colunista deste jornal, foi responsável por um dos maiores fenômenos da literatura brasileira recente com seu primeiro romance. Vendeu 430 mil exemplares de um livro que também foi premiado com o Jabuti e o Oceanos.

Como o autor já tinha adiantado em entrevistas, "Salvar o Fogo" vai continuar a explorar a relação das pessoas com a terra.

A narrativa se passa no povoado de Tapera do Paraguaçu, no interior da Bahia, e acompanha moradores de uma comunidade de pescadores e agricultores dominados por membros da Igreja Católica —que é dona do mosteiro construído no lugar há séculos e, assim, detém a posse do terreno da região.

A Todavia já vai engatilhar uma operação de pré-venda na tentativa de repetir o que foi o maior sucesso de sua história de cinco anos, oferecendo uma edição em capa dura que só estará disponível para quem comprar o livro antecipadamente.

"Doramar ou a Odisseia", coletânea de contos que a editora lançou no intervalo entre os dois romances em 2021, também já é um best-seller, com mais de 70 mil cópias vendidas. O livro reúne textos que já haviam sido publicados com um punhado de inéditos.

A capa dos três livros foi ilustrada por Aline Bispo, colaboradora deste jornal. A de "Salvar o Fogo" segue abaixo em primeira mão.

ilustração com mulher negra de vestido branco dando a mão para criança
Capa feita por Elisa von Randow sobre ilustração de Aline Bispo para 'Salvar o Fogo', novo romance de Itamar Vieira Junior - Divulgação

CONTOS PEREGRINOS A boa safra de literatura latino-americana na Moinhos, este ano, inclui os contos de "Coisas Piores", pelos quais a colombiana Margarita García Robayo venceu o prestigioso prêmio Casa de las Americas —a editora publicou há pouco a estreia dela no Brasil, "Até que Passe um Furacão".

...E ROMANCES A casa lança ainda o segundo romance da chilena Nona Fernández em seu catálogo. Após "Space Invaders", vem "A Dimensão Desconhecida", premiado com o Sor Juana Inés de la Cruz, troféu da Feira de Guadalajara. Além disso, há o bem-vindo resgate de "Museu do Romance da Eterna", clássico moderno do argentino Macedonio Fernández, influência de Borges e Cortázar que estava fora de catálogo depois de uma edição da finada Cosac Naify. Os três livros, que saem até julho, terão tradução de Silvia Massimini Felix.

TEMPOS DO CÓLERA Ainda sem sair da literatura em espanhol, boas novas na Record. Alvo de um leilão concorrido na Feira de Frankfurt, o romance "Maus Costumes", de Alana Portero, entrou para o catálogo da editora e sai ainda em 2023. A dramaturga e historiadora transexual espanhola conta em tom de fábula a jornada de uma mulher trans na classe operária madrilena dos anos 1980, entre viciados e divas pop.

OUTONO DO PATRIARCA O professor e jornalista Roberto Taddei lança seu terceiro romance em março, pela Companhia das Letras. "A Segunda Morte" acompanha um homem de quase 80 anos que escapa para o litoral, numa narrativa que pensa a finitude e a devastação do poder masculino.

ESCREVE O CORONEL Ken Follett prepara o lançamento mundial de "The Armour of Light", último livro da série "Kingsbridge", em setembro —no Brasil, o autor sai sempre pela editora Arqueiro. Publicado 50 anos depois de sua estreia literária, a obra cobre o período da Revolução Industrial e da Batalha de Waterloo. A obra coroa uma série que, segundo disse o autor a seus editores, quer "descrever em ficção e de forma ampla e completa o que aconteceu nos últimos mil anos na história do mundo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.