Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Jabuti planeja prêmio novo voltado a livros científicos

Troféu Atena, da Câmara Brasileira do Livro, buscaria dar destaque a uma produção acadêmica menos visível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está em elaboração na Câmara Brasileira do Livro um novo prêmio chamado Atena, irmão do Jabuti e voltado a reconhecer livros científicos, técnicos e profissionais, ou CTP, no jargão da indústria.

A ideia é dar mais destaque a uma produção que acaba invisibilizada nos canais mais midiáticos, apesar de representar parcela significativa da renda do mercado, com diversas editoras de ponta especializadas nesse campo. Os livros também são fundamentais para políticas de educação e formação profissional.

mulher negra se olha no espelho
Ilustração de capa de 'Ópera Negra', HQ de Clara Chotil sobre a cantora lírica Maria d'Apparecida para a editora Veneta, que será lançada nesta quinta em pleno Theatro Municipal de São Paulo - Divulgação

O plano ainda é incipiente, mas tem chance de sair do papel já no próximo ano. A professora e crítica Marisa Lajolo, que já tem Jabuti na estante e foi curadora do tradicional prêmio, é uma das pessoas capitaneando o projeto.

Há no próprio Jabuti, hoje, categorias voltadas a ciências humanas, sociais e exatas, um espaço tido como insuficiente para recompensar as obras técnicas. O objetivo é ampliar esse alcance com um troféu que possa projetar pesquisadores e reconhecer ciência de ponta.

Aliás, as inscrições para o Jabuti deste ano seguem abertas até o próximo dia 15 de junho.

TABULEIRO A direção da Companhia das Letras ganhou um sétimo assento com a promoção da jornalista Mariana Figueiredo ao cargo de diretora de Comunicações da empresa. Ela passa a dividir a mesa diretora com Matinas Suzuki Jr., Otávio Marques da Costa, Priscila Morello e Júlia Moritz Schwarcz, além dos fundadores Luiz e Lilia Schwarcz.

XADREZ Um dos homens que mais influenciaram a geopolítica mundial no século 20, Henry Kissinger completa cem anos no próximo sábado, 27. A Planeta tem no forno uma biografia inédita sobre o americano, escrita pelo historiador Niall Ferguson, que deve sair em novembro.

HÁ QUANTO TEMPORoberto Schwarz, sumidade da crítica literária brasileira, deverá estar presente no lançamento do dossiê organizado sobre ele por Tiago Ferro na nova revista Margem Esquerda, da editora Boitempo. O evento será neste sábado, numa feira literária marxista que acontece a partir das 11h no Galpão do MST, em São Paulo, com nomes como Paulo Arantes e Christian Dunker.

NOVOS TEMPOS O criminalista Luiz Fernando Pacheco se aventura na ficção com "Pau de Cavalo". Quem é atento ao noticiário talvez reconheça o nome: Pacheco defendeu medalhões do PT como José Genoino durante o mensalão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.