Xico Sá

Jornalista e escritor, com humor e prosa. É autor de "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea" e "Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha", entre outros livros. Na Folha, foi repórter especial. Também mantinha um blog no site da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sobre bichas e macacos

Amigo torcedor, amigo secador, é diferente quando você grita "bicha"ou "viado" e quando você comete a injúria racial de berrar "macaco"ou "preto fedido". Será? Existe alguma diferença sim, vamos tentar entender. Sempre lembrando, óbvio, do mantra greco-corintiano de Sócrates: só sei que nada sei.

Só sei que vivemos um momento histórico com estas discussões no futebol. Repare. Como não existe um só jogador assumidamente gay no Brasil, a provocação de "bicha", como se tornou onda contra o Rogério Ceni, por exemplo, é um manifesto que reforça o preconceito e a homofobia no geral, mesmo não atingindo o boleiro. Excesso de correção? Os ativistas do LGBT não acham.

Por não ter um alvo direto em campo, seria apenas mais um dos tantos xingamentos, como o clássico fdp? Insulto que no Nordeste é traduzido para "fi de rapariga", a bela e até poética variação da língua portuguesa.

Os gritos racistas são bem mais cruéis, creio. Cadê a democracia racial? Você está atingindo covardemente, pela cor da pele, quase sempre a maioria dos atletas em campo. Nada simbólico ou filosófico. É porrada direta. Ali, na cara, o sol por testemunha.

Pisa na bola o Rei Pelé quando diz que o goleiro Aranha não deveria ter parado o jogo contra o Grêmio. Como na música de Caetano Veloso, "e Pelé disse love, love, love". Pelé, simplesmente por ser Pelé, é a maior bandeira negra dos esportes. Não é obrigado a ser um combatente Malcolm X, um poeta Solano Trindade ou um Mano Brown da vida, mas é chato que permaneça nessa eterna retranca.

O crime do Olímpico é um momento histórico do futebol brasileiro. O manifesto divulgado pelo Corinthians ontem diz o seguinte: "Pelo fim do grito de bicha' no tiro de meta do goleiro adversário. Porque a homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão".

Seja obedecido ou não pela fiel, seja você contra ou a favor, é outro grande momento da crônica de costumes deste Brasileirão. Só sei que o Ceni é o mesmo atingido com esse grito, uma vez que não temos, assumidamente, nenhum gay no futebol brasileiro.

O grito leva para o estádio o mesmo eco preconceituoso das ruas, mas o goleiro tricolor, cujo time recebeu a alcunha de bambi dos adversários, jamais teria motivos diretos para protestar e paralisar uma partida.

A não ser que, por uma política de solidariedade, combatesse o retumbante brado homofóbico.

Compreenderam? Também não. Digo, queria fazer apenas um lançamento à moda Gerson, o canhotinha de ouro, para o debate.

Só sei que vivemos um grande momento político de discussões no futebol, apesar de alguns dos principais candidatos à Presidência da República fujam, como o diabo da cruz, de discutir, por exemplo, o casamento gay.

Quem diria, na sua pior fase técnica, o ludopédio tupiniquim encara grandes temas e heranças malditas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.