Yascha Mounk

Cientista social, é professor associado na Universidade Johns Hopkins e autor de "O Povo contra a Democracia".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Yascha Mounk

O que Boris fez com a democracia mais estável do mundo

Decisão de suspender Parlamento é ataque mais perigoso às instituições britânicas até hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A grande pergunta que tenho ouvido em relação a Boris Johnson é se é correto caracterizá-lo como um populista autoritário nos moldes de Donald Trump ou Matteo Salvini.

Como Trump e Salvini, Boris faz promessas simplistas, incentiva o culto a sua personalidade e adora desancar a elite (apesar de fazer parte dela).

Diferentemente dos dois, ele cultiva uma imagem comparativamente liberal em questões sociais, ressalta seu amor pela erudição e acredita que o Reino Unido se beneficia de algumas formas de diversidade e imigração.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, discursa em frente ao número 10 de Downing Street, em Londres
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, discursa em frente ao número 10 de Downing Street, em Londres - Ben Stansall - 2.set.19/AFP

Cada lado parece ter algo para o qual apontar. Mas, se essa discussão parece inconclusiva, isso se deve em boa parte ao fato de se basear numa visão equivocada do que é o populismo.

Há populistas de todos os sabores ideológicos. Muitos, especialmente na Europa, são de extrema direita. Alguns, especialmente na América Latina, são de extrema esquerda. 

O que todos têm em comum é a oposição ao pluralismo inerente a qualquer democracia representativa em funcionamento. Ao declarar que eles, e apenas eles, defendem o povo e o representam, os líderes populistas pelo mundo afora deslegitimam qualquer instituição que possa frear seu poder. 

Nesse sentido, a decisão tomada por Boris de suspender o Parlamento definiu seu caráter de modo duradouro. Ao tentar impedir a Câmara dos Comuns de deliberar sobre o brexit, demonstrou que se vê como porta-voz mais legítimo da vontade de seus compatriotas do que a instituição encarregada dessa tarefa nos últimos três séculos.

Trata-se da agressão mais deslavada contra a democracia vista na memória viva do Reino Unido e uma das mais sérias já enfrentadas por qualquer país ocidental nesta era populista.

Quando David Cameron se propôs a “drenar a pústula” do euroceticismo, autorizando um plebiscito no qual os eleitores pudessem decidir pela permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia, ele subestimou até que ponto os eleitores aproveitariam o referendo para manifestar sua desaprovação da classe governante.

E, como ninguém havia refletido seriamente sobre as consequências que teria uma vitória do voto pelo brexit, o referendo encerrava uma falha grave em sua redação, algo que assombra o país desde então: não estava claro que tipo de ação seria autorizada por um voto em favor da saída.

Desse modo o referendo armou um conflito entre a soberania popular e a parlamentar, algo sem precedentes na história britânica. Por um lado, foi manifestado o desejo popular claro de tirar o país da UE.

Por outro lado, uma assembleia representativa cuja maioria de membros era contrária ao brexit foi encarregada de entender e definir qual seria a cara do relacionamento futuro do Reino Unido com a Europa.

Na discussão amarga que se seguiu, os eurocéticos mais extremos aprenderam a explorar argumentos sobre a soberania popular que são devastadores para as instituições nacionais. 

Quando um tribunal decretou que o Parlamento teria que aprovar qualquer acordo que a primeira-ministra Theresa May pudesse fechar com a UE, o jornal The Daily Mail publicou as fotos dos três juízes que tomaram a decisão sob a manchete “INIMIGOS DO POVO”.

Para resolver o impasse em que o país se encontra Boris promete defender a vontade do povo a qualquer preço —e se nomeou seu porta-voz principal.

O sistema político britânico é sólido demais para poder ser destruído por um só homem ou uma só crise política. A despeito de seu desdém evidente pela democracia parlamentar, Boris não é capaz nem está disposto a ir tão longe quanto populistas como o líder turco Recep Tayyip Erdogan ou o venezuelano Nicolás Maduro, que encarceraram dezenas de seus críticos e aboliram eleições livres e justas. 

Mas, apesar de que seria um exagero enorme dizer que o ataque de Boris à Constituição britânica não escrita representa a morte da democracia parlamentar, está claro que ele está rompendo com normas vigentes para impedir as instituições democráticas de moldarem uma decisão de importância enorme.

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.