Zeca Camargo

Jornalista e apresentador, autor de “A Fantástica Volta ao Mundo”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Zeca Camargo
Descrição de chapéu

Por que passar o aniversário no Laos

Luang Prabang é a tradução mais perfeita que alguém pode ter do paraíso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já vínhamos de dias frenéticos em Bancoc e a paisagem que se via naquela aterrissagem era justamente desprovida de qualquer... frenesi! Era a segunda etapa de uma viagem com 30 amigos e familiares que terminou na semana passada e que, como já contei, organizei para comemorar meus 55 anos. E para funcionar como uma espécie de antídoto para o que havíamos experimentado antes, eu fiz questão de levar essas pessoas tão amadas a Luang Prabang, no Laos.

Rio Mekong e o vilarejo na cidade de Luang Prabang, no Laos
Vista de Luang Prabang, no Laos - Mark Lehmkuhler/Flickr

Que experiências foram essas em Bancoc? Bem, teve o dia do barco, quando fomos do Grande Palácio para uma demonstração de muai thay ao ar livre —e dali para um jantar estupendo— sempre numa embarcação cruzando o rio Chao Praya, a veia principal da cidade. 

Teve o dia do tuk-tuk, com a inesquecível cena de um cortejo de quase 20 deles saindo do hotel para passearmos por Chinatown. 

Teve o dia tradicional, com visita à antiga capital, Ayutthaya, e fomos (inesperadamente) às lágrimas com uma apresentação da antiga arte do teatro de marionetes. Coisas que fizeram da primeira semana uma cornucópia de atrações e emoções.

Que era, diga-se, o que eu queria. Meus convidados queridos (mesmo os que já tinham ido lá) mal conseguiam processar as maravilhas. E essa adorável desorientação chegava até mim —veterano de Bancoc. 

A ponto de, na nossa primeira despedida da cidade —um jantar maravilhoso numa casa particular, com uma vista espetacular para o rio e seus templos iluminados–, eu mesmo ter a sensação de que via tudo aquilo pela primeira vez.

Eu já havia adiantado que a etapa seguinte seria diferente —mais zen. Mesmo assim, ao desembarcarmos em Luang Prabang, senti uma estranheza nos meus companheiros —até que uma amiga, na van que nos levava ao hotel por um caminho de casas simples e muito verde, não se aguentou: “Zeca, por que você escolheu passar seu aniversário aqui?”. Respondi: “Não quer me perguntar isso de novo em três dias?”.

Há coisas que nem quem é bom com palavras pode confiar nelas para explicar. Luang Prabang é assim.

Logo que chegamos ao hotel, uma casa colonial do começo do século 20, vi que minha amiga —aliás, todo mundo— já tinha parte da resposta àquela pergunta. Olhando em volta, aquele pedaço de terra formado pela junção de dois rios —o poderoso Mekong e o modesto Khan—, uma área que você cobre a pé em menos de uma hora (se não deixar seu olhar se perder num de seus mais de 40 templos budistas!), era a tradução mais perfeita que alguém pode ter do paraíso...

“Eu quero morar aqui” era a frase que eu mais ouvia. E a gente havia chegado não tinha nem uma hora! Jantamos naquela noite no excelente Tamarind e descansamos para novas descobertas.

Fomos a jardins de borboletas e a uma caverna com mil Budas. Da cerimônia de boas-vindas (anciãos amarrando barbantes em nossos punhos) à visão única dos monges recolhendo comida no alvorecer. Dançamos Anitta à beira da piscina e oramos nos templos de paredes espelhadas. Celebramos não só meu aniversário como a vida.

Eu observava meus colegas viajantes fascinado: uma comunhão daquelas pessoas que, tão diferentes nas suas essências, se transformaram num corpo só. Não uso uma metáfora barata: aquele bando alegre de repente tinha um pulso, uma respiração, um ritmo próprio. Era um organismo movido a amor e gratidão. ​

Como eu tenho certeza? Pois via em cada um deles a mesma coisa que estava acontecendo comigo.

No último dia, na inevitável emoção da despedida, lembro-me da dúvida daquela amiga e tenho que me conter para não perguntar se ela já tinha a resposta. Provocação, claro, desnecessária. Àquela altura, todos carregavam a intraduzível explicação do porquê eu escolhi Luang Prabang para a festa dentro do coração.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.