Zeca Camargo

Jornalista e apresentador, autor de “A Fantástica Volta ao Mundo”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Zeca Camargo

Como quero viver 2020

Desejo noites imprevisíveis que apenas São Paulo pode oferecer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Do alto do Olimpo dos clichês, declaro que vou escrever sobre a descoberta de fazer turismo na própria cidade onde eu moro.

Não, não é por falta de destinos. Mas, de repente, por pura obra do destino, me vi novamente inspirado por... São Paulo. E não uso este (outro) clichê como muleta. A culpa toda foi mesmo do acaso.

Maíra Mendes

Às vésperas do Natal eu jantava com a atriz Marisa Orth num dos meus restaurantes favoritos de 2019 na Vila Madalena, o Hirá Ramen Izakaya. 

Depois de várias ostras, ramens, gins-tônicas de gengibre e umas duas margaritas (Marisa resolveu ficar mais “clássica” noite adentro), quando eu já havia pedido a conta para ir para casa, ela me convida para ir ali ao lado, caminhando, até o espaço onde seu parceiro estava ensaiando.

Era uma segunda-feira, bem depois das 22h, e achei improvável encontrar alguma movimentação séria, mesmo naquela vizinhança tão boêmia. 

Tentei argumentar que estava meio tarde e fui carinhosa e rispidamente ignorado por Marisa, talvez a única pessoa capaz de combinar essas duas atitudes tão opostas com graça e bom humor.

Menos de dez minutos de caminhada e eu estava na Casa de Cultura Os Capoeira, onde Mestre Dalua, o companheiro de Marisa, circulava por uma pequena orquestra de instrumentos de percussão dos mais variados. 

Inclusive, logo reparei, duas mulheres com os tornozelos camuflados por fartas camadas de guizos. O ensaio com o qual ela havia me seduzido parecia ter terminado.

Espalhados por uma grande sala e por um terraço que se abre como um palco para a rua Belmiro Braga, os músicos se confundiam com os artistas que se apresentavam logo em frente, num circo improvisado no apertado parque urbano da rua. O clima parecia de despedida quando Dalua gritou: “Saideira!”.

Dali em diante eu não tenho mais certeza do que aconteceu. Lembro-me vagamente de ele ainda ter dito: “Samba da minha terra”. E de Marisa me entregar um daqueles pequenos copos de cachaça —cheio até a boca. O resto foi algo próximo de um sonho.

Sei que esgotei minha cota de lugares-comuns já nos primeiros parágrafos, então vou evitar tal metáfora.

Recalculando: talvez seja melhor chamar de transe o que aconteceu quando aquilo começou a vibrar. Mas também não quero ir pelo caminho fácil de comparar tudo a uma cerimônia religiosa.

Eu sei lá! A única coisa que posso realmente admitir é que fui tomado por uma vibração forte e inexplicável. 

E não adianta culpar a cachaça, porque, ao mesmo tempo em que sentia meu corpo tremer, tinha a consciência da árdua missão de equilibrar aquele líquido precioso contido no dedal de vidro, porque eu tinha a certeza de que iria tomá-lo de uma vez quando viesse o silêncio.

Que, aliás, tardou. Após uma canção de Caymmi, entrou um canto de roda africano, e o que já ressonava poderoso explodiu como um vulcão (quarto clichê, estou anotando).

Os poucos que não participavam da banda, eu entre eles, assistiam a tudo de um mezanino que parecia suspenso pela intensidade daquelas batidas. E eu quase me esqueci que tinha que acordar às 5h30 na manhã seguinte.

Eventualmente a festa acabou. Tomei minha cachaça, chamei um táxi e fui para casa com a estranha sensação de seguir com o corpo vibrando, mesmo longe da Casa de Cultura Os Capoeira. 

Como se toda a experiência tivesse vindo comigo, como se aquilo, sim, fosse importante para a gente celebrar um ano que terminava e outro que estava por chegar. Como se não fosse uma segunda-feira.

Lembrei-me que o motivo de eu sair para jantar com Marisa era uma certa artista russa que encantou o Brasil com sua excentricidade. E não vamos nem falar dos dreadlocks que brotavam de sua cabeça. 

E que só uma cidade como São Paulo poderia me oferecer uma noite assim tão imprevisível. Que eu gostaria de repetir por todo o ano de 2020.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.