Zeca Camargo

Jornalista e apresentador, autor de “A Fantástica Volta ao Mundo”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Zeca Camargo

Sobre dois garotos

Que bom que você mudou tão pouco esse tempo todo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres, janeiro de 1981. Buenos Aires, março de 2022.

No inverno gélido que ainda o pegava de surpresa, um garoto andava perto de um certo clube chamado The Marquee, tentando absorver tudo que via na capital londrina pós-punk, as caras, as roupas, os cabelos. Eventualmente as músicas.

Num verão que se despedia, outro garoto andava por Palermo Soho, numa noite de sexta-feira que começava a se animar, em torno de um clube chamado La Tangente. Cansado de uma madrugada mal dormida, a excitação era seu combustível.

Região da praça Cortázar (Palermo Soho), em Buenos Aires (Argentina) - Luisa Alcantara e Silva/Folhapress

O que aquele garoto queria em Londres era receber um pouco da energia que ele só sonhava existir a cada disco de vinil que ouvia, raridades que conseguia em magras importadoras do centro de São Paulo. O mundo, pelo menos o que importava para ele, era New Wave.

Andar por Palermo, para aquele garoto, era repetir itinerários conhecidos. Anos atrás, numa loja de discos que já não existe mais, a Miles, ele descobria novas bandas portenhas. E agora, depois de ouvir tanta coisa na sua vida, ele iria conferir de perto uma dessas descobertas.

A fome era um incômodo menor na sua perambulação pelo Soho londrino. Mesmo assim, o garoto resolveu comprar uma fatia de pizza, um luxo diante do orçamento que tinha na viagem. Com o queijo esfriando a cada passo, ele só queria que desse a hora de ele entrar no Marquee.

Cruzando a rua Thames, o outro garoto se lembrou que só tinha comido cedo, no avião que o levara a Buenos Aires. Viu um lugar que já conhecia, Chori, no número 1653. Pediu logo dois "choripáns" e saiu devorando-os pelas ruas, manchando seu rosto de maionese enquanto o Tangente não abria.

A banda que tocava no Marquee, Thompson Twins. "Lies, Lies, Lies" tocava o dia inteiro nas rádios que o garoto conseguia ouvir por lá. Poucos se lembrariam deles 40 anos depois. Mas era um show imperdível em janeiro de 1981. E era no Marquee.

Atração do Tangente, El Robot Bajo el Água. Imperdível em pleno 2022. O garoto sabia as músicas de cor, de "Ver-tiente", que o fazia chorar, a "Ich Liebe Dich", seu mantra. "Dentro de tus ojos de almendras florecerem, estrellas que titilan de alegria en mis pupilas"...

Dentro do Marquee, o show era um detalhe. O garoto estava ali, no lendário clube. E isso era o que importava. Quando os Thompson Twins entraram, foi até divertido. Mas o importante é que ele estava lá, onde sempre sonhou estar.

El Robot levou menos de meia hora para subir ao palco do Tangente. Era isso que importava. Ouvir a banda pela qual ele se apaixonou havia mais de dez anos. Ver seu ídolo Nicolás Kramer de perto. Onde sempre sonhou estar.

Tudo era novidade, o lugar, as pessoas, a música. Estar no Marquee era o que mais validava aquela viagem a Londres, que não foi exatamente pobre de outras experiências incríveis. Algo para se contar anos depois.

Havia o conforto das músicas conhecidas no show do Tangente. O garoto tinha planejado a viagem para isso. E agora ele sabia que nunca iria esquecer aquela noite. A promessa de ver El Robot, ele tinha feito a si mesmo anos atrás.

Cheio de cerveja, o garoto em Londres mal conseguiu chegar ao albergue onde estava. Mas, quando se deitou na cama simples, fechou os olhos, feliz.

O garoto de Buenos Aires foi caminhando sem pressa para seu hotel, sóbrio, mas quase sem tocar os pés no chão. Deitou-se, mas a excitação era grande.

Foi lavar o rosto e mal disfarçou a surpresa de ver no espelho do banheiro a face do garoto de Londres. E quase ao mesmo tempo um disse para o outro: "Que bom que você mudou tão pouco esse tempo todo".

Música é tudo nesse mundo da gente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.